Jornal Estado de Minas

Educação

Além da sala de aula: experiências que elevam o nível de aprendizado


Conseguir ir bem nos vestibulares e conquistar uma vaga em uma instituição de ensino superior é a meta de muitos estudantes do ensino médio. Porém, para alcançar uma boa nota nas provas, é preciso ter muito foco e dedicação. Isso exige uma preparação intensa durante todo o ano.





Apesar da sala de aula e a mesa de estudos em casa serem os maiores aliados dos alunos nessa etapa da vida, o aprendizado também pode acontecer em momentos de lazer, enquanto se diverte e faz novas descobertas. A jornada rumo ao vestibular não se trata apenas de acumular conhecimento, mas também de desenvolver habilidades, criatividade e uma compreensão mais profunda do mundo ao redor. 

Quer saber como enriquecer seus estudos fora da sala de aula e elevar o nível de preparação para os vestibulares? Veja tudo neste conteúdo.

5 coisas para fazer fora da sala de aula que vão enriquecer seus estudos

Clube do Livro do Colégio e Pré-vestibular Determinante, estudo extra para estimular a leitura e a cultura (foto: Divulgação)
 
Veja abaixo cinco atividades para incluir na sua rotina, que vão ampliar seus conhecimentos e te ajudar na hora da prova mais decisiva de sua vida.

1. Participar de palestras e workshops 

Estar por dentro do que está acontecendo na atualidade e no mercado é uma boa pedida para adicionar conhecimentos. Através de palestras e workshops, os estudantes não apenas ampliam seus conhecimentos, mas também aprimoram suas habilidades de resolução de problemas e comunicação. 





Além disso, o contato direto com profissionais e especialistas em diversas áreas é uma experiência enriquecedora, que não apenas inspira, mas também ajuda a contextualizar o aprendizado teórico, tornando-o mais tangível e relevante.

2. Voluntariado

Outra opção valiosa é o voluntariado. Trabalhar como voluntário em projetos sociais ou ambientais não apenas contribui para a comunidade, mas também proporciona uma compreensão mais profunda das questões do mundo real, o que ajuda na hora de interpretar questões e elaborar redações.

Além disso, essa experiência leva os estudantes a refletirem sobre como podem aplicar seu conhecimento e habilidades para fazer a diferença.

3. Visitar museus

Apesar de parecer comum, visitar museus pode ser muito valioso para quem deseja ampliar seus estudos. Fazer o passeio acompanhado de um guia, que vai contextualizar e explicar cada obra e artigo, proporciona um momento imersivo e culturalmente enriquecedor.




4. Conhecer laboratórios

Conhecer laboratório não só adiciona uma dimensão prática ao aprendizado, mas também estimula a curiosidade e a mente exploratória. O aprendizado se torna mais significativo quando aplicado a situações reais, quando se conecta com o mundo em sua diversidade e complexidade.

5. Caminhar pelo zoológico

Parece um passeio comum, mas visitar o zoológico com o objetivo de enriquecer seus estudos, vai ampliar seus horizontes. Conhecer as espécies, suas histórias e como são compostas, são atividades que vão refletir, e muito, na hora da prova.

Se prepare para os vestibulares com o Colégio e Pré Vestibular Determinante

Tradição em receber os alunos no dia do trote da UFMG no Determinante (foto: Divulgação)
 
É importante lembrar que o equilíbrio é fundamental. Essas experiências enriquecedoras são valiosas, mas não substituem completamente o estudo tradicional. Em vez disso, elas devem complementar o aprendizado em sala de aula, adicionando uma camada de profundidade e aplicabilidade ao conhecimento adquirido.

O Colégio e Pré Vestibular dos primeiros lugares também pode te ajudar a se preparar para os vestibulares. Assim, você terá uma maior oportunidade de ingressar no ensino superior, conquistando uma vaga com a sua nota. 

Acesse o site do Colégio e Pré-Vestibular Determinante e confira todas as alternativas de estudos disponíveis pela instituição.