Começa neste domingo a maratona de provas do Enem 2019. Realizadas em dois domingos (3 e 10 de novembro), o primeiro dia de provas será dividido em três partes: Linguagens e códigos; Ciências humanas e Redação.
Leia Mais
Enem 2019: Portal Uai e Chromos vão divulgar o gabarito extraoficial após a prova Enem 2019: redação é sobre democratização do acesso ao cinema no BrasilFamiliares e voluntários levam apoio aos candidatos do Enem 2019Trânsito fica congestionado na PUC Minas, minutos antes do fechamento dos portões Sem horário de verão, celulares confundem candidatos do Enem 2019Portões são abertos em todo o país para primeiro dia de provas do EnemÉ dia de Enem: conheça as atitudes e materiais que podem te tirar da brigaUma longa fila se formou, ao longo da Avenida Dom José Gaspar, no Bairro Coração Eucarístico, para a entrada dos estudante na PUC Minas. O sol estava muito forte e o jeito é garantir a garrafinha de água gelada, vendida pelos ambulantes a R$2,50 e R$3. No local, agentes da Bhtrans controlam o trânsito no sentido Bairro-Centro.
O trânsito na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha, proximo à Faculdade Pitágoras, onde as provas foram realizadas, ficou tranquilo. Apenas policiais militares monitoraram o trânsito. Não havia agentes da BHTrans.
O adiantamento dos relógios dos smartphones causou problemas ao estudante Matheus Henrique Ferreira, de 25 anos. Ele é um dos cerca de 5,1 milhões de estudantes do país inteiro, que se reúnem em 10.133 locais de provas de 1.727 cidades brasileiras para fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 (Enem). Em Belo Horizonte, os candidatos fazem provas em diversos locais.
Às 13h, os portões foram fechados e teve início ao primeiro dia de provas do Enem. Em Belo Horizonte, na Faculdade Pitágoras, apenas dois atrasados: uma grávida e um homem de aproximadamente 30 anos. Nenhum deles quis conversar com a reportagem e deixaram o local de provas com um "sorriso amarelo".
Pouco tempo depois do começo das provas o MEC revelou que “Democratização do acesso ao cinema no Brasil!” é o tema da redação deste ano. Pelo Twitter, o ministro Abrahan Weintraub, contou qual era a temática da prova.
Os professores ouvidos pelo Estado de Minas lembram que os candidatos devem fazer redação dissertativa, o que faz com que os argumentos passem necessariamento pela reflexão sobre à falta de acesso no país. "Todo tema do Enem é político, mas esse não deve levantar polêmica", afirma Janiny Nominato professora de redação da rede Chromos
Após passado o horário de sigilo em que não poderiam sair, os primeiros alunos a deixar os locais de provas reclamaram do que consideraram como “viés político' da prova.
As questões do primeiro dia abordaram diversos temas ligados aos direitos humanos, como violência contra a mulher, racismo, refugiados, escravidão e discursos de ódio nas redes sociais. No entanto, nenhuma das 90 questões trouxe, por exemplo, a temática LGBTQI%2b que foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro na edição passada.
Minutos após o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já circulava nas redes sociais a imagem da página com a proposta da redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova, confirmou que a imagem é real,mas diz que o vazamento não prejudicou o andamento