Estão abertos os portões do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tempo de sigilo da prova ia até as 15h30 deste domingo (3) e os primeiros estudantes já deixaram os locais de prova. Eles, contudo, não podem levar o caderno de questões.
Leia Mais
Enem 2019: confira gabarito extraoficial do Portal Uai e Chromos para 1° dia de provasEnem 2019: prova mantém estilo de anos anteriores, apesar de novo governoEnem 2019: foto com proposta da redação do Enem vaza minutos após início da provaEnem 2019 traz questões sobre violência contra mulher, racismo e discurso de ódioEnem 2019: Chromos acerta tema de redação em simulado com alunos Enem 2019: MEC define data para divulgação do gabarito oficial
Matheus Marinho, de 19, também já cursa o Ensino Superior, porém em Ciências da Computação. Ele criticou o tema escolhido para a redação: “democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Marinho também ressaltou a necessidade de maior valorização das línguas estrangeiras. “Falam tanto que uma segunda língua é fundamental para entrarmos no mercado de trabalho, mas só temos cinco questões. Deveriam ser mais questões”, argumentou.
Caroline Rodrigues, 45, disse a prova teve uma abordagem política “esquerdista”. “É a segunda vez que eu fiz o Enem e foi só por curiosidade, porque já tenho curso superior.
Sobre o tema da redação, o acesso ao cinema no Brasil, Caroline disse que não se surpreendeu, mas que esperava algo mais aprofundado. “Tinham temas melhores, sem dúvidas”
Não perca, nos dois domingos, gabarito extraoficial das provas do Enem 2019, parceria Chromos/Portal Uai
.