Somente 53 redações tiraram nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, sendo treze localizados em Minas Gerais, tornando o Estado com o maior número de participantes com nota máxima no país. Um deles é Caio Henrique Alves Moreira, 23 anos e estudante do cursinho Determinante Pré-Vestibular de Belo Horizonte. "Apesar de saber que tiraria uma nota alta devido a minha preparacao, nunca imaginei que tiraria 1000 em redação" acredita ele.
Segundo Caio, a prática semanal de escrever pelo menos uma redação, apoio de professores e monitores e muita pesquisa em conteúdos gratuitos na Internet foram os pontos importantes para ele conseguir essa nota. "Agora é juntar com as outras notas e tentar conseguir uma vaga de medicina em uma universidade publica no Sisu" torce o estudante.
Redação do Enem 2019
A professora Maria Raquel do Determinante foi convidada a comentar a prova de redação do Enem 2019 e os desafios para buscar uma notá máxima. Confira.
'Sem dúvidas, o preparo para a Prova de Redação do Enem é um dos maiores desafios que um estudante, concluinte do Ensino Médio ou pré-vestibulando (a), enfrenta, pois depende, e muito, do esforço, da dedicação, da prática e de conhecimentos teóricos sobre produção textual. Para que o processo de escrita de uma redação ocorra com eficiência e o candidato alcance sucesso em todas as cinco competências exigidas, é necessário que se cumpram certas especificidades do gênero textual exigido no ENEM. Por isso, o rigor teórico e o estudo são fundamentais para a compreensão as “regras do jogo” e o sucesso na produção de texto, que pressupõe o estudo dos aspectos: linguísticos (norma-padrão e adequação linguística), estruturais (coesão) e temáticos (repertório sociocultural).
Uma das condições para a produção de um bom texto é a realização de um bom planejamento. É preciso pensar e esquematizar previamente a seleção das ideias e argumentos e a melhor forma de apresentá-los, a partir da compreensão do tema, da mobilização das informações dos textos motivadores e do conhecimento de mundo (repertório sociocultural). A partir daí, é necessária uma exaustiva prática de planejamento, elaboração, revisão do texto e, sempre que necessário, de reescrita. Ou seja: o desenvolvimento das habilidades linguísticas tem como protagonistas a ação e o investimento do estudante – preferencialmente, amparado por uma boa equipe de professores, monitores e corretores, a fim de que sejam mais bem compreendidos os caminhos para a evolução na produção textual. O candidato que almeja uma boa nota deve produzir e corrigir, no mínimo, uma redação semanal, e procurar entender os erros e as melhores formas de crescimento. Isso foi o que fez, por exemplo, o aluno Caio Henrique, do Determinante Pré-vestibular, que alcançou a tão sonhada nota 1000 na prova, cujo o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Nessa prova, de forma semelhante às dos anos anteriores, foram avaliados, além dos conhecimentos linguísticos e estruturais, o senso crítico do candidato sobre o contexto científico, cultural, social e político no qual o tema está inserido, ou seja, a capacidade de analisa-lo, mobilizando, de forma consistente, o conhecimento de mundo sobre os desafios e sobre a importância da democratização do cinema. Assim, ao estruturar e interpretar, de forma clara e coesa, o conteúdo dos textos motivadores e o repertório sociocultural em defesa de um ponto de vista, o candidato pôde construir um bom projeto autoral e, dessa forma, alcançou uma boa nota. Para isso, no entanto, precisou, durante todo o ano, planejar, escrever, revisar, reescrever textos dos mais variados temas. Portanto, se você quer também alcançar uma nota boa, como a do Caio, em 2020, não perca tempo: procure uma equipe de confiança e comece a praticar.'