Neste domingo (21/11), será realizado o primeiro dia de aplicação das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021. Na região de Passos, que compreende 29 cidades no Sudoeste de Minas, as inscrições caíram 41,25% neste ano em relação a 2020. No ano passado, foram 9.750 inscritos, contra 5.681 neste ano.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do ENEM, ao todo, 102 candidatos vão fazer a digital (1,8%), disponível somente em 12 municípios de Minas Gerais. Em Passos, segundo edital publicado pelo Diário Oficial da União, são 150 vagas para o ENEM Digital, número igual ao de Poços de Caldas, a outra cidade do Sul de Minas que dispõe dessa versão.
A professora de Língua Portuguesa da rede pública de ensino estadual de Minas Gerais em Passos, Gilza Mendes de Oliveira, atribui a falta de interesse à pandemia mas, principalmente, às dificuldades financeiras das famílias. "Acredito que o principal fator sejam as dificuldades financeiras, causadas não apenas pela pandemia, pelas quais estão passando as famílias. Este problema fez com que muitos jovens fossem obrigados a deixar o projeto de dar continuidade aos estudos, ou seja, o ingresso em uma universidade, para trabalhar. A consequência grave observada em detrimento disso é a evasão escolar e até mesmo a apatia, o desânimo de muitos estudantes quanto ao interesse de prestar o ENEM”, disse.
Em São Sebastião do Paraíso, estão inscritos 1.236 estudantes, inclusive de cidades da região que poderão participar da avaliação. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
A edição deste ano é a primeira a contar com edital separado para a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. A versão digital passou a ter atendimento especializado e os estudantes terão acesso a tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), caderno de perguntas com letras e fontes ampliadas e superampliadas, provas com contrastes, tempo adicional e salas de fácil acesso.
Para os estudantes inscritos no ENEM 2021, cujas provas serão aplicadas neste e no próximo domingo (28/11), o cartão de confirmação está disponível na página do participante. O documento apresenta informações como data, local e horários da aplicação, junto ao número de inscrição e opção de língua estrangeira selecionada. Caso tenha sido solicitado o tratamento por nome social e atendimento especializado, estes dados também constarão no arquivo.
As provas contam com 180 questões, divididas em quatro áreas de conhecimento (linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias), além de uma redação.
No primeiro dia do exame, os participantes terão cinco horas e 30 minutos para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. Já no segundo dia de exame, no domingo seguinte, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Os locais das provas, em Passos, são Uemg/Bloco 1; Uemg/Bloco 5; Ciri/prédios 01 e 2; IFSULdeMinas; E.E Neca Quirino; E.E. Júlia Kubtscheck; E.M. Professora Angela Silveira; EE Caetano Mahcado; E.E. Nazle Jabur; E.E. Dulce Ferreira de Souza; E.E. Nossa Senhora da Penhas e E.M. Professor Hilarino Morais. O Enem Digital acontece nos seguintes locais: E.E. Neca Quirino. E.E. Julia Kubtscheck; E.E. Nazle Jabur; E. E. Dulce Ferreira de Souza; E.E. São José e E.E. Tancredo de Almeida Neves.