Jornal Estado de Minas

EDUCAÇÃO

Comunidades e povos tradicionais no Brasil são tema da redação do Enem 2022

O tema escolhido para redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Ele foi divulgado pelo ministro Victor Godoy em suas redes sociais.





Dentro desse espectro, os estudantes têm de elaborar um conteúdo de no mínimo 7 linhas e no máximo 30 de uma redação com texto dissertativo-argumentativo a partir da situação-problema apresentada.
 
 
 
Em 2021, “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” foi o tema da redação. Uma discussão inesperada, mas com boas opções para argumentação, segundo os especialistas.

Leia também: Tempo nublado e chuvas isoladas previstas para a tarde de domingo em BH

Já em 2020, o tema da redação do Enem foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".O assunto também foi considerado pertinente, no qual os alunos deveriam ficar atentos à palavra estigma para desenvolver a argumentação.

O Enem começou neste domingo (13/11), dia dedicado às provas de linguagens e ciências humanas e da temida redação. A aplicação do exame começou às 13h30 e finalizará às 19h. Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos, cerca de 300 mil somente em Minas Gerais.