A chegada de uma nova variante da COVID-19 no Brasil fez com que os candidatos do Enem resgatassem um acessório deixado de lado nos últimos meses: a máscara. Neste domingo (13/11), primeiro dia de provas, muitos estudantes foram vistos usando a proteção facial, apesar de não ser obrigatória.
Leia Mais
Enem 2022: calor intenso marca primeiro dia de provaTire suas dúvidas sobre o Enem 2022ATENÇÃO: fazer simulados irá te aprovar em MedicinaEnem: candidatos acham tema da redação difícil e avaliam provas Enem trata dos povos tradicionais em ano de vitórias da 'bancada do cocar'Por recomendação médica, o artista plástico Markos Alejando Mendes, de 40 anos, usa máscara em todo e qualquer ambiente fechado. "Tenho uma doença autoimune, então, mesmo com a vacinação em dia, não posso me descuidar", conta ele, que presta o exame na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), no Bairro Coração Eucarístico, Região Noroeste de BH.
Ele avalia a atitude dos colegas que não usam máscara como falta de empatia. "É uma questão de saúde pública. As pessoas acham que a pandemia já acabou e saem colocando outras pessoas em risco", declara.
Enem
Mais de 300 mil pessoas devem prestar a prova em Minas Gerais neste domingo (13/11). Neste primeiro dia, os candidatos terão 5h30 para responder às questões de linguagens e ciências humanas, além de escrever a tão temida redação.
Os candidatos podem deixar as salas sem o caderno de respostas a partir das 15h30. Quem quiser levar o gabarito para casa precisa aguardar até às 18h30. O término do exame será às 19h.