Alunos que pretendem ingressar no ensino superior, em 2023, farão o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (20/11). No último fim de semana, os estudantes fizeram, além da redação, os testes de linguagens e ciências humanas. Já neste serão questões de matemática e ciências da natureza.
Leia Mais
Enem 2022: como usar as notas do exame para entrar em faculdades no exterior?Enem 2022: mais de 2,4 milhões de estudantes compareceram ao 1° dia Professores comentam questões do primeiro dia de provas do Enem Enem 2022: gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira (23/11)Enem em BH: estudantes chegam confiantes para 2ª etapa e sem correriaParticipantes que desejarem sair com o caderno de questões, deverão aguardar até às 18h na sala de provas. O local será o mesmo do primeiro dia e pode ser conferido no cartão de inscrição de cada candidato. Para evitar atrasos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os alunos cheguem às 12h.
Caso o estudante não consiga comparecer em um dos dias de prova do Enem, por causa de algum motivo previsto no edital, será possível solicitar a replicação do exame. Para isso, o pedido deve ser feito em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação.
A nova data ainda será divulgada pelo Inep e todos os requerimentos serão analisados individualmente. O direito à reaplicação é válido somente em algumas situações, como em casos de doenças infectocontagiosas (sarampo, COVID-19 e tuberculose), e precisarão ser comprovadas pelos candidatos. Atraso e o não cumprimento de regras não são considerados motivos para fazer o teste numa nova data.
Transporte em BH
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), assim como no primeiro dia de Enem, reforçará o quadro de horários de 102 linhas do transporte coletivo neste domingo. Serão disponibilizados mais ônibus nos momentos que antecedem as provas (9h30 às 12h30) e após os exames (18h às 19h30).
Os candidatos podem consultar o quadro de horários na página da BHTrans no Portal da PBH. Além disso, buscas de qual linha deve ser usada para chegar ao local de prova e as partidas estão disponíveis nos aplicativos SIU Mobile e BHBUS+.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal, irão operar o tráfego na região dos locais de prova e nos corredores de acesso para garantir a mobilidade dos estudantes.
Também serão feitas operações especiais em instituições que recebem um grande número de candidatos, como universidades e centros universitários, a fim de priorizar a chegada dos alunos, impedir fechamento de cruzamentos, auxiliar pedestres nas travessias e orientar motoristas sobre lugares permitidos para estacionamento.
O Metrô de BH também ampliará a oferta de trens, sendo que de 11h às 13h o intervalo entre os transportes será de 10 minutos. Nos demais horários, o intervalo será de 20 min, o que é o de costume nos domingos e feriados.
O que levar?
Para fazer a prova, o Inep estabelece o que o candidato deverá ou não portar. O não cumprimento das normas poderá desclassificar o participante. (confira a lista do que levar no dia da prova)
- Carteira de Identidade (RG) ou outro documento com foto (documentos digitais são permitidos)
- Cartão de confirmação de inscrição
- Caneta estereográfica preta fabricada em material transparente
- Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo)
- Máscara de proteção facial (não é obrigatório para locais que permitem o uso em ambientes fechados)
- Álcool em gel
- Lanche
O que não levar?
- Calculadoras, celulares ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no porta-objetos. O envelope é entregue antes do aluno entrar na sala de provas. Durante o exame, caso algum som seja emitido dos aparelhos, o estudante será eliminado
- Bonés. chapéus, gorros ou viseiras, óculos escuros
- Bebidas alcoólicas, cigarros, drogas ilícitas
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.