(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2022

Enem em BH: estudantes chegam confiantes para 2ª etapa e sem correria

No segundo dia de Enem, estudantes encaram provas de matemática e ciências da natureza, que engloba questões de química, física e biologia


20/11/2022 13:28 - atualizado 20/11/2022 13:50

Uni-BH - Buritis
Estudantes chegam com tranquilidade para o segundo dia de provas do Enem 2022 (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Cinco horas para responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, que engloba questões de química, física e biologia. Em jogo, o futuro em uma universidade em 2023. Os estudantes que encaram hoje o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentaram e tiverem de controlar não só os nervos e ansiedade para decifrar cada pergunta elaborada para os testes, mas também o volume de trânsito e a mobilidade um pouco mais complicada até chegar ao local determinado pela organização para a prova.

Mas sem descuidar do relógio, a chegada no Campus da Uni-BH, no Bairro Buritis, Av. Professor Mário Werneck, teve movimento tranquilo, organizado. Os portões, impreterivelmente,  são fechados às 13h. Das 13h30 às 18h30 é o  tempo determinado para os alunos mostrarem o resultado do estudo ao longo do ano.

Fim do teste, agora é para valer

Ana Betriz e Roseli
Ana Beatriz Alves Costa, de 18 anos, ao lado da mãe, Roseli (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 
Ana Beatriz Alves Costa, de 18 anos, se preparou para o Enem 2022 fazendo testes nas provas de 2019 e 2021, e tem avaliação otimista sobre seu desempenho: "No primeiro fim de semana, não achei a prova tão difícil assim, mas foi cansativa porque tinha muito texto. Gostei do tema da redação. Para hoje, estudei na última semana,  foquei em exatas, que é pesado, mas me sinto preparada".
 
Ana Beatriz estava acompanhda da mãe, Roseli Alves, que levou a filha e vai ficar esperando por ela até o final: "Estou confiante, ela estudou bastante, se preparou muito, fez dois testes para saber como é o Enem, conhecer e, agora, é para valer. E está com o gás todo".

Já Augusto Henrique, de 27 anos, contou que faz Enem há um tempo, já que busca se tornar um médico e "o curso de medicina exige notas maiores e precisa de mais dedicação". Para essa edição, ele garante estar preparado: "Agora estou mais confiante. O  nervosismo abaixa com a idade e a gente fica mais propenso a aceitar a prova, fica com menos medo, mas ainda assim o nervosismo bate".

Isabele e Augusto Henrique
Com o apoio da namorada Isabele, Augusto Henrique, de 27 anos, sonha com uma grande nota para realizar o sonho de se tornar um médico (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Para Augusto Henrique, que estava acompanhado da namorada Isabele Cristina, que se forma em psicologia em 2023, "no primeiro fim de semana, a prova estava no mesmo nível das anteriores, demorei na redação porque ela foi mais reveladora. Durante o ano, não prevíamos esse tema ("Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", mas acredito que fui bem. Para hoje,  durante a semana tentei relaxar, mas continuei estudando. É um ano inteiro, é preciso uma revisão, ainda que leve". 

Leia também: Enem 2022: como usar as notas do exame para entrar em faculdades no exterior?

Rebeca Helen Silva Miranda,
Rebeca Helen Silva Miranda elogiou as questões do primeiro fim de semana de Enem, foco no social, e, apesar de mais pesado, espera uma prova de exatas menos difícil (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 
E fazendo Enem há sete anos, Rebeca Helen Silva Miranda destacou a tranquilidade do primeiro fim de semana de provas, "bem mais do que a última vez" e disse que ficou suspresa, positivamente, com as questões propostas: "Abordaram muitos temas sociais bacanas, inclusive, o da redação, não esperava, ainda mais diante das várias mudanças no Ministério da Educação, foram questões ativas. Hoje, sei que é mais puxado, mas acredito que não será tão difícil quanto do ano passado".

No último fim de semana, os estudantes fizeram a redação, com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", e as provas de linguagens e ciências humanas. 
  

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), assim como no primeiro dia de Enem, reforçou o quadro de horários de 102 linhas do transporte coletivo neste domingo. Com  mais ônibus disponíveis entre 9h30 e 12h30) e entre 18h às 19h30. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal também operam no tráfego na região dos locais de prova e nos corredores de acesso para garantir a mobilidade dos estudantes.

 

 

Resultado e gabarito

Os gabaritos das provas serão divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 23, on-line.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. 
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)