Jornal Estado de Minas

ENEM 2022

Enem em BH: estudantes encerram segunda etapa com 'mix' de sentimentos

Muitos estudantes não precisaram das cinco horas a que tinham direito, das 13h30 às 18h30, para terminar a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As questões deste domingo (20/11) eram referentes às provas de matemática e ciências da natureza, que englobam as matérias de biologia, física e química.





 

Pablo Firmino Pereira, de 22 anos, em seu segundo Enem, saiu antes do tempo ser encerrado e estava confiante com a possibilidade de, em 2023, estar numa faculdade cursando educação física, seu sonho.

 

"Gosto da área de saúde, quero mesmo educação física, mas pode ser enfermagem também. A prova foi cansativa, mas consegui ter uma boa gestão do tempo e, assim, dentro do que é o Enem, se tornou tranquila. Por isso, a expectativa é boa".

 

Para Pablo, a temida prova de matemática não foi um problema: "A matemática estava no nível de sempre, nivel Enem. Não fui surpreendido, mas ela sempre apresenta dificuldades. Por outro lado, há questões que na própria interpretação você já mata o resultado. Por exempo, um enunciado em que o resultado só pode ser ímpar e daí você elimina todas as opções par, sem precisar resolver a questão".





 

No geral, Pablo acredita que conseguirá alcançar a nota que precisa para seguir em frente: "Apesar do tema da redação ter sido supresa, até pelo momento político que vivemos, desenvolvi bem e acredito que ela, o inglês e a interpretação de texto, gramática vão me salvar".

Leia também: Enem: candidatos acham tema da redação difícil e avaliam provas.

Francisco Padilha da Silva se surpreendeu com a facilidade da prova de biologia, ele quer ser médico ou fisioterapeuta (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


Francisco Padilha da Silva, de 22 anos, também está em sua segunda edição de Enem. A meta é cursar medicina ou fisioterapia: "Foi um dia razoável. Achei a prova de biologia mais fácil do que esperava e a temida matemática criou a tensão de sempre. Na verdade, ela é um terror, mas acho que muito pelo que é criado em torno do conteúdo. Acredito que a matemática é ensinada de forma primitiva e cria uma estigma maior do que deveria, fazendo a maioria temê-la".

Quanto ao balanço final do seu desempenho, Francisco avalia que 'está mais confiante hoje do que na semana passada'. "No meu primeiro Enem estava saindo do ensino médio, o nervosismo era bem maior. Agora, já estudo, sou tecnólogo e o Enem já não é mais o evento do ano, sabe... Tenho, sim, um objetivo, mas se não der, posso tentar de novo".



Leia também:  Professores comemoram tema da redação e volta da questão social ao Enem. 

Concurso público

Luana Helena Antunes Motta tenta o Enem pela quarta vez porque quer se transferir para a UFMG (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Para Luana Helena Antunes Motta, de 22 anos, em seu quarto Enem, a meta é uma só: entrar para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

"Por dois anos fui treineira. Acabei passando e faço direito na Dom Helder, mas quero ir para a UFMG. Na primeira etapa, fui bem na redação, superou minhas expectativas. E me saí bem em linguagem, tendo mais dificuldade em história. Hoje, achei matemática tranquila, uma prova bem objetiva, ainda que com textos grandes, que são cansativos. O meu maior problema, na verdade, foi química. Como perdi a base, já são dois anos longe do tema, não foi fácil. Diferente de quem está saindo do ensino médio, certamente terá outra análise".

 

Consciente, Luana acredita que fará uma boa pontuação, no entanto, "não o suficente para o curso que quero, já que direito tem uma nota de corte alta. Mas vou continuar tentando, porque o objetivo é UFMG, porque a meta é passar em um concurso público".



Resultado e gabarito

Os gabaritos das provas serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 23, quarta-feira, on-line.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 
Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.