O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será divulgado nesta quarta-feira (23/11), às 18h. A divulgação dos resultados, no entanto, será feita em 13 de fevereiro. A informação foi confirmada, nesta segunda-feira (21/11), pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em coletiva de imprensa.
Leia Mais
Enem em BH: estudantes encerram segunda etapa com 'mix' de sentimentos Enem em BH: estudantes chegam confiantes para 2ª etapa e sem correriaSegundo domingo de Enem: saiba detalhes sobre provas e oferta de transporteResultado do Enem é antecipado para esta quinta-feira (9/2)A nova aplicação será nos dias 10 e 11 de janeiro. O pedido deve ser feito pela página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes treineiros só receberão os resultados da prova em abril de 2023, ainda sem data definida.
Balanço Enem 2022
As provas foram aplicadas nos dois últimos domingos, 13 e 20 de novembro. Considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no país, o número de candidatos deste ano (3,4 milhões) é o segundo menor desde 2009, ficando atrás somente de 2021.
Ao todo, 5.126 candidatos foram eliminados por irregularidades, como estudantes que portavam pontos eletrônicos. Foram 4.986 cortes na versão impressa e 140 na digital.
No primeiro dia, quando foram aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e a redação, 27,9% dos inscritos faltaram ao exame. Já no segundo dia, a taxa de abstenção foi de 31,9%.
Os números, segundo o ministro da Educação, mostram uma retomada do patamar pré-pandemia e estão dentro do esperado, considerando o número de estudantes concluindo o ensino médio e o fato de a nota ser válida por um ano.
"As taxas de abstenção desse exame foram dentro da normalidade histórica. Sabemos que durante a pandemia tivemos uma abstenção maior, mas esse número já retornou", afirmou Victor Godoy.
Novo Enem
O Inep também planeja divulgar informações sobre o Novo Enem ainda este ano. O formato está previsto para ser implementado em 2024.
"A equipe do Inep está trabalhando na elaboração das matrizes do Enem 2024, mas ainda este ano queremos divulgar cronograma do 2023 para que as pessoas possam se programar com antecedência", informou Carlos Moreno, presidente substituto do Inep.
Segundo o ministro da Educação, Victor Godoy, o Enem 2024 já irá contemplar a lógica do Novo Ensino Médio. "O Inep já está trabalhando nisso, sempre com o objetivo de que o exame seja um exame técnico, científico, moderno", completou.