Jornal Estado de Minas

Carreira

Inteligência relacional: quatro passos para conquistá-la


 
Não é de hoje que empresários e líderes perceberam que para ter um bom desenvolvimento profissional é preciso ter inteligência relacional. O termo, que pode ser novidade para muitos, trata-se da capacidade de o ser humano lidar consigo mesmo, reconhecendo e respeitando suas qualidades. O que muitos não sabem é como conquistá-la.

Para Adriana Pina, diretora executiva do Business Network International do Rio de Janeiro (BNI-RJ) e especialista em gestão estratégica de mercado, é preciso liderar a si mesmo em primeiro lugar, para depois poder conquistar a inteligência relacional. "A menor equipe e a mais importante que devemos liderar é a nós mesmos", enfatiza a especialista.

Pensando nisso, a diretora do BNI RJ separou quatro dicas para ajudar a conquistar a sua inteligência relacional:

1 – Conheça a sua própria cabeça e sentimentos
Tome as primeiras decisões sozinhas. Descubra como atingir o que quer, sem deixar de fazer o que é correto. E sempre faça isso com humildade e mente aberta, porque só assim é possível chegar a uma fórmula adequada. É importante ser claro a respeito dos próprios princípios, porque eles afetarão todos os aspectos da sua vida, diversas vezes ao dia.

2 – Givers gain! 
"A maneira de construir um negócio é ajudando outras pessoas a desenvolver seus negócios." Essa lógica é autoevidente, é a base de uma ética universal, comum a todas as religiões, um imperativo de justiça subjacente a moral de todas as culturas – A lei da reciprocidade.

3 – Absorva diferentes opiniões
Seja radicalmente transparente e tenha a mente aberta. Nenhum de nós nasce sabendo o que é certo, temos que descobrir por conta própria ou acreditar nos outros e seguir suas ideias.
A chave é saber qual o caminho dará melhores resultados.

4 – Networking
Aprenda a desenvolver confiança nas pessoas, a qualidade é melhor do que a quantidade. Não conseguimos fazer gestão de tantas pessoas com qualidade. A confiança causa impacto sobre os lucros e quando a confiança aumenta, a agilidade organizacional faz o mesmo. O aumento da confiança verdadeiramente produz resultados melhores, a custo menor e mais rapidamente.
 
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