Nos últimos anos, tem emergido uma mudança significativa de mindset nas principais empresas brasileiras e do mundo, em que as lideranças são colocadas à prova para desenvolver seus colaboradores de forma completa, tornando-os líderes e empreendedores. Por isso, é cada vez mais urgente a mudança de postura relacionada com as dimensões racionais e emocionais.
Pensando nesse cenário, o conceito de "liderança transformadora" tornou-se crucial no ambiente corporativo do século 21. Por isso, hoje, não basta apenas ser um bom líder, mas um líder transformador. Essa aptidão não está relacionada diretamente ao topo da hierarquia, mas à capacidade de somar as características de gestor, voltadas para questões estratégicas, processos e estruturas com as competências de líder, que tem como foco pessoas, liderança e cultura.
Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, instituição que oferece cursos de especialização a distância em gestão, explica que vivemos muitos desafios ao mesmo tempo, que têm obrigado as companhias a pensar e a fazer diferente. "As empresas estão diante do desafio de inovar, engajar pessoas e lidar com novas tecnologias, principais elementos responsáveis por impulsionar o crescimento dos negócios. Por isso, é essencial que os grandes gestores entendam a hora de se reciclar e criar ambiente cada vez mais inspirador para os colaboradores."
Lira reforça que esse é um tema que permeará muitas discussões e será importante catalizador para a transformação das empresas e do RH como um todo. "Temos acompanhado, nos últimos anos, grandes transformações corporativas, com empresas cada vez mais humanas e flexíveis.
O líder precisa entender que nenhuma equipe é igual, mapeando o perfil de cada pessoa, e tem de incentivar o trabalho em grupo e explorar o potencial individualmente. "Esses são fundamentos essenciais para o crescimento exponencial dos negócios e para atração e retenção dos talentos", finaliza o coordenador.
Pensando nesse cenário, especialistas e pesquisadores projetam alguns aspectos que são essenciais aos novos líderes:
– Visão de futuro: entender os propósitos da empresa e traduzi-los em possibilidades reais
– Credibilidade: capacidade de gerar valor para os colaboradores
– Relacionamento mobilizador: desenvolver os funcionários de forma motivacional, inspirando-os a alcançar os melhores resultados
– Comportamento agridoce: capacidade de dosar os desafios e as cobranças atribuídos à equipe