Diversos motivos levam profissionais a deixarem suas carreiras de lado por um período, seja para dedicar um tempo à criação dos filhos, para cuidar da saúde, investir em um projeto pessoal, entre outros motivos. Mas, independentemente da razão da pausa, retornar pode não ser tão simples.
É possível encontrar serviços de consultoria especializados em recolocação profissional, mas exige um bom investimento financeiro, e tudo que envolve gastar dinheiro para quem está sem trabalhar precisa ser bem planejado. Mas, também existem diversas dicas gratuitas na internet que podem ajudar no processo de retorno ao mercado de trabalho.
Manutenção da rede de contatos
Um grande passo é compartilhar o seu objetivo com sua rede de contatos. Publique em suas redes sociais que pretende retornar ao mercado de trabalho, fale com pessoas de sua comunidade (igreja, grupos, academia etc.), caso não conheça muita gente, invista um tempo para ampliar sua rede.
Conseguir uma indicação para uma oportunidade de trabalho pode ser mais efetivo que enviar centenas de currículos on-line.
Manter-se atualizado
Dependendo do tempo que você ficar afastado do mercado, ferramentas podem ficar obsoletas, processos que eram triviais serem completamente alterados, entre outras tantas possibilidades em cada área. Portanto, é preciso buscar atualização.
Essa atualização pode vir na forma de um curso, seja ele livre (de ferramentas da sua área, por exemplo) ou nos moldes tradicionais (graduação, pós-graduação etc.). O importante é que você tente estar "na mesma página" que os profissionais da sua área.
Criar oportunidades
Caso esteja difícil encontrar uma oferta, talvez seja interessante investir em um trabalho voluntário em sua área, se tiver disponibilidade. Para isso, é preciso acionar mais uma vez sua rede de contatos para encontrar empresas que tenham interesse e estrutura para te receber.