Ter uma comunicação clara e objetiva é um dos fatores mais importantes para formar uma equipe produtiva e confortável para conversar com todos os colegas dentro de uma organização. Isso ajuda a alcançar metas e objetivos de forma eficaz.
A comunicação é essencial em todos os âmbitos da vida. No ambiente corporativo, se não há comunicação, não há sucesso.
"Muitas vezes passamos mais horas do dia com nossos líderes, colegas de trabalho, parceiros e clientes do que em casa com a nossa família. Relacionamentos intensos precisam ser saudáveis para um bom desempenho da organização", explica Fábio Abate, consultor do Netas T&D, treinamento corporativo.
Para Fávio Abate, transmitir mensagens de forma correta é imprescindível para que a comunicação ocorra sem ruídos e falhas. Mas como fazer para melhorar a comunicação na equipe quando sinto que isso não está sendo feito corretamente na empresa?
Algumas práticas de comunicação podem ser adotadas para melhorar a comunicação na equipe.
Veja quais são:
Veja quais são:
1 – Compartilhe e torne a informação acessível
Se para saber é preciso compartilhar, compartilhe! É importante tornar as informações acessíveis e ferramentas podem ajudar. Compartilhar informações transmite um clima de união. Uma ferramenta que pode ser utilizada de forma gratuita é o slack.com. Nele, você cadastra seu time e é possível compartilhar matérias, informativos e publicações, com uma visualização em time line e aplicativo para acompanhamento via celular.
2 – Agenda on-line
Já que a comunicação precisa ser compartilhada em um lugar onde todos tenham acesso, faça uma agenda on-line para a sua equipe e registre as datas de reuniões, eventos e prazos. Nela, você também pode agendar os dias de lançamento de informações e dados importantes para o desenvolvimento do trabalho de cada um, assim, ninguém perde informações e datas.
3 – Delegação objetiva
Quando você delega uma atividade, tem certeza de que ficou claro para a pessoa o que ela deve fazer? Muitas vezes, as pessoas não entenderam muito bem, porque a tarefa não foi passada de forma clara e objetiva. Se precisar delegar uma tarefa, analise o perfil e veja se a pessoa tem habilidades para tal. Na hora de transmitir o que é para ser feito, confirme se todos os detalhes foram passados. Além disso, acompanhe enquanto a atividade está sendo executada.
4 – Reuniões rápidas e objetivas
Faça reuniões semanais com a equipe ou individualmente. Em alguns casos, como em uma equipe de vendas, por exemplo, a reunião passa a ser diária. As reuniões são oportunidades para atualizar as pessoas sobre tudo o que está acontecendo positiva ou negativamente e também dá abertura para que a equipe exponha a sua opinião. Lembre-se de agendar o compromisso na agenda on-line para que haja organização de todos. A comunicação no ambiente organizacional deve ser analisada com atenção, pois a falta dela causa o insucesso da empresa. Utilize essas e outras técnicas que ajudam a melhorar a comunicação da sua equipe.
5 – Crie uma rede de troca de livros
Uma vez por mês, peça para que o seu time traga livros de que gostam e ofereçam a leitura para algum de seus colegas. Essa ação pode gerar boas conversas, além de proporcionar que as pessoas se aproximem por descobrir pontos em comum.
6 – Dinâmicas curtas
Algumas dinâmicas são rápidas e o próprio gestor pode aplicá-las: dinâmica fábrica do avião e construção de tangram. Agregar valor e oferecer vivência da comunicação da equipe faz toda a diferença.
7 – Treinamentos vivenciais e comportamentais
É sempre interessante tirar a sua equipe do ambiente de trabalho ou promover situações que os faça aprender na prática. Os treinamentos vivenciais possibilitam trabalhar competências como comunicação, integração, sinergia, mudança de comportamento, flexibilidade, entre outras competências. É o famoso aprender na prática.
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