A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avalia que a oferta de vagas temporárias para o final de 2019 foi a maior em seis anos. Segundo a entidade, foram contratados 91 mil trabalhadores temporários no fim de ano. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil). O Natal é a principal data comemorativa do varejo e movimenta R$ 35,9 bilhões em 2019.
Dessa forma, São Paulo (22,6 mil), Minas Gerais (10 mil), Rio de Janeiro (9,4 mil) e Rio Grande do Sul (7,6 mil) concentram mais da metade (54%) da oferta de vagas.
Para atender à demanda do mercado de trabalho, a startup Goowit, rede social que une desempregados e empresas utilizando tecnologias avançadas, como people analytics e inteligência artificial, chega ao mercado para fazer o match entre empresas e desempregados.
Ao todo, foram investidos R$ 1,4 milhão no desenvolvimento de tecnologias e parcerias (como LinkedIn e Udemy) para compor a rede social, e a expectativa é que o Goowit se torne um unicórnio (empresa que atinge R$ 1 bilhão em faturamento) até 2022. O acesso será gratuito para os usuários, enquanto as empresas deverão pagar mensalidades após algum período para utilizar as ferramentas.
Segundo Deibson Silva, CEO da Goowit, pesquisador e neuropsicólogo, a plataforma atua com a missão de facilitar o match ideal entre instituições e profissionais, além de mapear o perfil comportamental de cada candidato por meio de uma inteligência artificial, batizada de Sherppy, voltada especificamente ao people analytics.
No entanto, não é só isso. Segundo informou o Deibson, a plataforma tem uma série de diferenciais que ultrapassam as habilidades de outras redes sociais de mercado e educação. "Os desenvolvedores oferecem, por exemplo, otimização no tempo de contratação, maior assertividade na seleção, retenção de talentos, redução do turnover, match entre perfil do candidato e o desenho da pessoa ideal para a função", comenta o empresário ao enfatizar que na rede social é possível encontrar também uma gestão completa e eficaz do setor de RH com gerenciamento de recrutamento e seleção, visibilidade no mercado, roteiro de processo seletivo e mapeamento de cargos.
Para potencializar o uso da rede e atrair recrutadores e talentos, a startup oferecerá meses de experimentação grátis de todos os recursos da rede para as empresas e headhunters.
Para guiar a trilha de aprendizagem foi criado o Sherppy, uma solução em inteligência artificial que atua como mentor vocacional, ajudando os usuários no desenvolvimento de soft e hard Skills (habilidades comportamentais e técnicas, respectivamente).
A rede de contatos é gratuita e já conta com 23 mil usuários. A plataforma pode ser acessada no endereço: https://goowit.com.
Veja como usuários e empresas podem desenvolver as suas carreiras e negócios com o Goowit:
Para usuários:
– Mapeamento de soft skills
– Mentoria de carreira por meio de inteligência artificial
– Trilha de aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências
– conexões estratégicas com profissionais e empresas de diferentes áreas
– Vagas segmentadas de acordo com o perfil do usuário
Para empresas:
– Recrutamento com o auxílio de uma inteligência artificial para o match entre hard e soft skills
– Gestão completa do processo seletivo
– Otimização no tempo e custo de contratação
– Módulos de educação corporativa e cultura organizacional.