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Estado de Minas FORMAÇÃO

Fashiontech desenvolve iniciativas para valorização de talentos negros

Entre as ações está uma série de workshops gratuito para capacitar afroempreendedores em diversas áreas


03/11/2020 13:00 - atualizado 03/11/2020 14:29

(foto: Pexels/Pixabay )
(foto: Pexels/Pixabay )


A Amaro, fashiontech pioneira no modelo direct to consumer, desenvolveu um calendário com ações de valorização de talentos negros para o mês da Consciência Negra. O projeto foi concebido pelo Comitê de Diversidade da empresa.

Entre as iniciativas está uma série de workshops gratuito, exclusivo para afroempreendedores, com o objetivo de ajudá-los na profissionalização de seus negócios.

O workshop terá 90 vagas divididas entre cinco temas: Marketing Digital, Branding, Finanças, Atendimento ao Consumidor e Engenharia, e será ministrado por colaboradores da Amaro, por videoconferência.

As inscrições serão abertas a partir de hoje, 3 de novembro, no hotsite da campanha - amaro.com/afrotalentos -, que reunirá informações sobre todas as iniciativas feitas durante o mês. O workshop será um projeto-piloto, que pode vir a se tornar uma iniciativa fixa.

A Amaro também criará uma corrente de indicações de profissionais negros, desenvolvida por colaboradores e parceiros negros da empresa, como Nina Silva e Vivi Duarte. As sugestões serão publicadas no hotsite e nos destaques dos stories da companhia.

A empresa selecionou quatro artistas negras - Caju Moura, Laura Zanon, Amanda Daphne e Amanda Lobos - para criar as ilustrações dos cartões de agradecimento enviados para as consumidoras dentro da embalagem das roupas.

Ao longo de todo o mês de novembro, principal período para o varejo, as artes vão circular para todo o Brasil e disseminar o trabalho de mulheres negras, bem como sua cultura.

"As iniciativas foram 100% desenvolvidas pelos membros negros do Comitê de Diversidade da Amaro, o que nos permitiu traduzir o que enxergamos e sentimos no nosso dia a dia no que diz respeito ao mercado de trabalho para nós, negros. Sabemos que existe um longo caminho a ser percorrido, mas acreditamos que ações propositivas são fundamentais para ampliar as oportunidades para os talentos negros", explica Bruno Cerqueira, diretor de relacionamento com cliente e responsável pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da Amaro.

A empresa produzirá diversos conteúdos especiais durante o mês como, por exemplo, o vídeo "Afrotalentos", com depoimentos de colaboradoras da companhia, falando sobre o processo de se reconhecerem como mulheres negras e da importância das reflexões sobre diversidade e autoestima, especialmente no mercado de trabalho.

A Amaro também promoverá uma semana com posts de modelos negras no Instagram, além de conteúdos com colaboradoras negras da empresa. O vídeo foi captado e editado por uma equipe de mulheres negras.

Além das ações durante o mês de novembro, a companhia criou uma agenda com ações propositivas ao longo do ano, para ampliar a conscientização sobre a importância da temática racial e para ampliar a conscientização de seus colaboradores a respeito do racismo.

 Cartões de agradecimento (foto: Amaro/Divulgação)
Cartões de agradecimento (foto: Amaro/Divulgação)
Em julho, um mês após o #blackouttuesday, a empresa enviou para todos os colaboradores o livro Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro, e organizou debates e palestras sobre diversidade racial.

Também entrou em contato com grupos focados em talentos negros, como Empregue Afro, eliminou a exigência do inglês em diversas vagas e vem fazendo parcerias com ONGs especializadas em diversidade racial para ministrar aulas de inglês, além de treinamentos, ajudando o colaborador negro a se desenvolver dentro da companhia.

Todas essas iniciativas aumentaram em 30% a contratação de profissionais negros em diversas áreas da empresa.

Além disso, nas redes sociais da marca, das fotos publicadas, 33% das mulheres mostradas no perfil da Amaro são pretas, representando um aumento de 112% em comparação aos meses anteriores.

No mesmo período, o número de modelos pretas nas campanhas e nos catálogos da marca triplicou. A missão da empresa é continuar trabalhando para aumentar a representatividade em todas as frentes de atuação.

A Amaro também criou um Canal de Ética aberto ao público, em parceria com a ICTS, para comunicação segura e anônima sobre comportamentos considerados antiéticos ou que violem o código de ética e a legislação vigente.


Sobre Amaro


AMARO é uma marca digital de moda. Ela é omnicanal, vendendo em amaro.com e por meio de lojas inteligentes batizadas de Guide Shops.

Com design próprio e grande parte da produção de roupas e acessórios feita internamente, clientes podem conhecer pessoalmente as novidades da marca nos 15 Guide Shops Amaro distribuídos entre São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Para saber mais: https://amaro.com/br/pt/ .



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