A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, tem como premissa a diversidade e promove um ambiente inclusivo que garante a representatividade da sociedade e dos consumidores dentro da companhia. Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20/11), a empresa reforça o seu compromisso de expandir em 30% o número de líderes negros e negras até 2025.
Para isso, a companhia tem investido em iniciativas que permeiam a atração e a retenção de profissionais negros e negras, além do desenvolvimento interno de seus atuais talentos.
Na PepsiCo, os processos seletivos de entrada como First Gen (estágios) e Next Gen (trainees) são feitos às cegas em relação à etnia, gênero, fluência em idiomas ou mesmo universidade e curso que o candidato estuda.
Tais iniciativas já rendem frutos positivos. Na última edição (2019), o processo de estágio da PepsiCo trouxe 31% de representatividade racial, enquanto o de trainee obteve índice de 53%.
Tais iniciativas já rendem frutos positivos. Na última edição (2019), o processo de estágio da PepsiCo trouxe 31% de representatividade racial, enquanto o de trainee obteve índice de 53%.
Programa mentoria para negros e negras
A PepsiCo lançou em 2019 o Programa de%u202FMentoria para Profissionais Negros e Negras, focado no desenvolvimento de carreira e na ampliação de horizontes para os atuais funcionários e funcionárias da empresa.
O programa tem duração de seis meses, com sessões mensais em que os colaboradores têm a oportunidade de%u202Fdesenvolver%u202Fsuas competências,%u202Fampliar seus%u202Fconhecimentos, fortalecer seus talentos%u202Fe%u202Fexplorar novas formas de atuação%u202Fpor meio de%u202Fcaminhos pavimentados por%u202Fum mentor %u202Fmais experiente.
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Rafael Ávila, analista de RH da PepsiCo, foi indicado ao programa dentro da proposta da companhia de desenvolvimento de talentos negros (as) para que ocupem cargos de liderança. Para ele, a mentoria foi fundamental para sua evolução profissional. "Aprendi que todos os profissionais podem enfrentar suas inseguranças e tê-las não necessariamente é algo negativo. A única coisa que precisamos fazer é não deixar que o medo nos paralise", ressalta Ávila, que terminou sua mentoria no mês de setembro.
Parcerias e compromissos
A PepsiCo se preocupa com a representatividade sob o lugar de fala dos indivíduos que têm consciência do seu papel em suas lutas diárias. Na prática, a PepsiCo é signatária da iniciativa empresarial pela igualdade racial, um movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo.
Os funcionários da empresa também participam de feiras e palestras, por meio de uma parceria instituída com a Universidade%u202FZumbi dos Palmares.
Já para apoio nos processos seletivos, a PepsiCo uniu-se com a Comunidade Empodera e tem à disposição um centro de talentos com mais de 50 mil perfis de estudantes universitários, sendo 62% de mulheres e 52% de negros.
Já para apoio nos processos seletivos, a PepsiCo uniu-se com a Comunidade Empodera e tem à disposição um centro de talentos com mais de 50 mil perfis de estudantes universitários, sendo 62% de mulheres e 52% de negros.
Atuando como um agente de transformação social, a PepsiCo é a primeira empresa do segmento de bens de consumo a abraçar a iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação), que oferece o ensino gratuito da língua inglesa a jovens negros e negras em situação de maior vulnerabilidade, incentivando que eles tenham reais oportunidades no mercado de trabalho. Neste ano, o LIFT oferece 92 bolsas de estudos para estudantes universitários negros de famílias de baixa renda.
"Para nós, a diversidade é um diferencial para o negócio, pois garante pontos de vista distintos, gerando mais inovação e conexão com os vários perfis de consumidores", afirma Fábio Barbagli, VP de RH da PepsiCo.
"Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer e nossa trajetória, principamente quando falamos do desenvolvimento de profissionais negros e negras, já nos traz orgulho. A Mentoria para Negros e Negras, por exemplo, é um programa extremamentre importante para alcançarmos a nossa meta de uma maior representatividade racial na liderança. Somos reconhecidos no mundo todo como uma empresa de grandes talentos e contamos com ações efetivas para atrair, reter e desenvolver os melhores profissionais", completa o executivo.
"Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer e nossa trajetória, principamente quando falamos do desenvolvimento de profissionais negros e negras, já nos traz orgulho. A Mentoria para Negros e Negras, por exemplo, é um programa extremamentre importante para alcançarmos a nossa meta de uma maior representatividade racial na liderança. Somos reconhecidos no mundo todo como uma empresa de grandes talentos e contamos com ações efetivas para atrair, reter e desenvolver os melhores profissionais", completa o executivo.
Trazendo a luz do discurso para a realidade, a PepsiCo estimula a diversidade por meio dos Grupos de Afinidades (ERGs), formados por funcionários voluntários que se unem para discutir temas e ações efetivas para os pilares de Raça, LGBTI+, PCD, Gerações e Equidade de Gênero.
O Negrow (https://www.youtube.com/watch?v=iesdrz2Pn6k&feature=youtu.be), voltado para raça, ajuda a estimular uma agenda de engajamento interno e também externo, à medida em que são fundamentais para uma representação de mudança efetiva na sociedade.
Para este mês, em que vivemos o Dia da Consciência Negra, o grupo desenvolveu ações para aproximar os funcionários e funcionárias da causa, como pílulas de conteúdo sobre personalidades negras e interseccionais, sessões de letramento racial para participantes dos Grupos de Afinidades e um vídeo de autodeclaração com a intenção de reforçar o orgulho de pertencimento negro.
O Negrow (https://www.youtube.com/watch?v=iesdrz2Pn6k&feature=youtu.be), voltado para raça, ajuda a estimular uma agenda de engajamento interno e também externo, à medida em que são fundamentais para uma representação de mudança efetiva na sociedade.
Para este mês, em que vivemos o Dia da Consciência Negra, o grupo desenvolveu ações para aproximar os funcionários e funcionárias da causa, como pílulas de conteúdo sobre personalidades negras e interseccionais, sessões de letramento racial para participantes dos Grupos de Afinidades e um vídeo de autodeclaração com a intenção de reforçar o orgulho de pertencimento negro.
Equidade racial além das fronteiras
Globalmente, a PepsiCo é uma das empresas que mais investem nessa frente. Em junho de 2020 a companhia anunciou o investimento de mais de US$ 400 milhões em cinco anos, para promover o desenvolvimento da comunidade negra e aumentar a sua representação na PepsiCo.
No Brasil, atualmente a empresa tem 47,4% de representatividade negra, de forma geral. Desses, 10,6% estão em posições de alta liderança.
Para mais informações: www.pepsico.com.br .%u202F%u202F