O UniBH promoveu, nesta quinta-feira (25/2), a primeira de uma série de ações para aproximar os alunos iniciantes do curso de medicina veterinária da prática diária da profissão, já que a pandemia tem imposto o isolamento social e a consequente necessidade de aulas remotas.
O primeiro passo foi uma transmissão ao vivo com professores e coordenadores apresentando o Hospital Veterinário da instituição para os estudantes, de maneira a mostrar como é o funcionamento.
O primeiro passo foi uma transmissão ao vivo com professores e coordenadores apresentando o Hospital Veterinário da instituição para os estudantes, de maneira a mostrar como é o funcionamento.
"A instituição trabalha com a união entre professores e alunos, que na minha opinião, é muito importante. Com essas ações, o estudante consegue aprender mais facilmente. Na live, vi que há pessoas que, logo nos primeiros períodos, já atuam em áreas destinadas a elas. Isso ajuda tanto os alunos, na forma de aprender e se conectar à medicina veterinária, quanto os profissionais do complexo”, destaca.
A próxima medida será acrescentar um pouco de prática ao início da vida acadêmica destes estudantes. Em 2 de março, a instituição vai promover a participação do aluno, de forma presencial, em um plantão no Hospital Veterinário.
Em razão da pandemia de COVID-19, para manter a segurança dos participantes, haverá a limitação de quatro pessoas por hora em cada visitação, com protocolos de proteção como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento.
Em razão da pandemia de COVID-19, para manter a segurança dos participantes, haverá a limitação de quatro pessoas por hora em cada visitação, com protocolos de proteção como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento.
As iniciativas não param por aí. Em 5 de março, haverá uma visita guiada para que todas as pessoas que gostam de animais silvestres possam conhecer a atuação do profissional com esses aninais no Hospital Veterinário.
Quatro dias depois, os alunos poderão vivenciar o funcionamento de um bloco cirúrgico e aprender os primeiros passos da cirurgia. No dia 11, a experiência será no atendimento a cavalos de tração.
Quatro dias depois, os alunos poderão vivenciar o funcionamento de um bloco cirúrgico e aprender os primeiros passos da cirurgia. No dia 11, a experiência será no atendimento a cavalos de tração.
No dia 26, o curso de medicina veterinária do UniBH promoverá, no Complexo Médico Veterinário, uma simulação de emergência para mostrar e ensinar como funcionam as técnicas de resgate animal.
Integração
Para Breno Mourão, coordenador do curso de medicinada veterinária do UniBH, esse contato com a prática é muito importante para a formação acadêmica.Segundo ele, o ensino teórico não é o suficiente para integrar o estudante à sociedade enquanto profissional.
“Para viver a medicina veterinária é necessário fazer atividades práticas. E o quanto mais cedo melhor. O estudante que aprende a conter um animal já no primeiro ano sabe intervir e reagir a situações adversas. Todo esse processo de atividade prática é importante para o crescimento e enriquecimento do futuro profissional em medicina veterinária”, afirma.
O estudante Gustavo Duarte, de 19, teve dois momentos de experiência presencial no Complexo Médico Veterinário do UniBH antes de decidir fazer o curso. Isso o ajudou na tomada de decisão.
“Acho de extrema importância ter esses momentos presenciais para conhecermos toda a estrutura, pois será ali que passarei boa parte da minha vida como estudante de medicina veterinária. Achei importante conhecer antes para não ter supressas depois”, conta.
“Acho de extrema importância ter esses momentos presenciais para conhecermos toda a estrutura, pois será ali que passarei boa parte da minha vida como estudante de medicina veterinária. Achei importante conhecer antes para não ter supressas depois”, conta.
E o semestre?
O semestre letivo do UniBH teve início em 22 de fevereiro com aulas on-line síncronas. A previsão é de que haja retorno presencial gradativo a partir de 8 de março, seguindo o modelo de rotação por estações, em conformidade com as decisões das entidades governamentais e de cada localidade que orienta a melhor data de retorno.
Estudantes em grupo de risco terão a possibilidade de se manter em aulas virtuais.
Estudantes em grupo de risco terão a possibilidade de se manter em aulas virtuais.
Os estudantes veteranos que têm atividades práticas terão de forma pontual a reposição de aulas específicas que necessitam de ambiente, equipamento ou insumo do campus.
*Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram