Jornal Estado de Minas

VAGAS EM BH

Google expande programa de estágio; inscrições vão até 30 de agosto

O Google anuncia a abertura das inscrições para a 2ª edição do Next Step, programa de estágio que busca aumentar a representatividade de pessoas negras entre os talentos da companhia. Lançado em 2019, o programa foi ampliado: agora, além de buscar por talentos na Grande São Paulo, também selecionará estagiários para atuar no Centro de Engenharia do Google em Belo Horizonte.





Neste ano, as vagas serão divididas nas áreas de negócios e engenharia de software. A área de negócios selecionará estagiários para atuarem no escritório da empresa em São Paulo e irá incluir diversas equipes, incluindo vendas, marketing, suporte e soluções para clientes, finanças, jurídico, entre outras.

O estagiário será alocado em uma equipe, mas poderá participar de projetos envolvendo outras áreas ao longo do programa. Poderão se inscrever estudantes de graduação de qualquer área, contanto que tenham formação prevista entre março de 2024 e junho de 2024.

Assim como na primeira edição do programa, não será exigido conhecimento de inglês e, como parte do programa, os estagiários receberão aulas do idioma custeadas pela empresa.

Já as vagas do programa de engenharia de software serão oferecidas no escritório do Google em Belo Horizonte. Neste caso, serão considerados estudantes matriculados em cursos de graduação relacionados às áreas de tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, entre outros, com previsão de término para o período entre março de 2024 e junho de 2024. Para participar, é preciso ter noções básicas de alguma linguagem de programação, como: C, C %2b , Java, JavaScript ou Python, assim como inglês básico para programar.





Os estudantes precisam ter disponibilidade para residir nas cidades onde estão localizados os escritórios do Google: São Paulo, para as vagas de Negócios, e Belo Horizonte, para as de Engenharia de Software.


Aumento da representatividade


O Next Step, com outros programas de estágio no Google, busca apoiar estudantes em seu desenvolvimento profissional, com possibilidade de efetivação após o encerramento do estágio. Para tanto, o Google Brasil tomou uma importante iniciativa para estimular o aumento da representatividade desses talentos na companhia: o programa não exige inglês fluente como pré-requisito.

"Investir em equidade racial no mercado de trabalho é urgente e deve ser responsabilidade de todas as organizações. O Next Step é uma das iniciativas que fazem parte do comprometimento global do Google em aumentar a representatividade de grupos historicamente sub-representados na nossa força de trabalho e criar um senso de pertencimento para todos", destaca Flávia Garcia, head de diversidade, equidade e igualdade do Google para América Latina e Canadá.





A gerente do programa de estágio, Lia Romano, conta que a experiência bem sucedida da primeira turma mostra que o programa vem conseguindo atingir o seu objetivo. "O Next Step surgiu como um projeto-piloto do Google Brasil, criado com o objetivo de refletir melhor a rica diversidade do país na força de trabalho da empresa. Dois anos depois, estamos felizes em anunciar a continuidade do programa com o lançamento da segunda turma em São Paulo e as novas vagas em Belo Horizonte", afirma Lia.

O projeto também conta com o apoio irrestrito de Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. "Queremos que o Google seja um lugar onde pessoas com diferentes pontos de vista, origens e experiências, possam prosperar. Temos ouvido relatos encorajadores dos estagiários da primeira turma do programa. A maioria deles foi efetivada após o fim do estágio, sinal que nos mostra que estamos avançando na direção correta", diz Coelho.

Berthier Ribeiro-Neto, diretor do centro de engenharia do Google na América Latina, considera a inclusão das vagas de engenharia de software no programa um passo importante para derrubar barreiras de acesso ao mercado de tecnologia. "Sabemos que há uma sub-representação histórica de pessoas negras na área de Engenharia de Software e queremos que essa realidade mude. Por isso, também vamos contar no nosso Centro de Engenharia em Belo Horizonte com uma estrutura que ofereça as ferramentas necessárias para que os estagiários se desenvolvam e consigam construir e gerenciar suas carreiras no mercado de tecnologia", diz o executivo. "Acreditamos que promover a representação racial é também o caminho que nos levará a criar produtos melhores e mais diversos", completa.



Processo seletivo 


Na primeira etapa, será feita uma seleção de perfil com base nos pré-requisitos do programa. Em seguida, os candidatos serão convidados para eventos informativos e focados em desenvolvimento, que, nesta edição, acontecerá virtualmente devido às restrições causadas pela pandemia. Nesta etapa, os estudantes serão apresentados à Cultura Google, conhecerão o dia a dia da empresa e terão mais detalhes sobre os atributos avaliados durante as entrevistas.

Os candidatos selecionados após a revisão do formulário e currículo também poderão passar por uma simulação de entrevista com colaboradores do Google com o objetivo de prepará-los para a etapa final de entrevistas com as equipes.

Para as vagas de negócios, na sede da capital paulista, as inscrições já estão abertas por meio da consultoria externa Empodera e devem ser feitas até dia 30 de agosto, inscrições neste link: 

Em Belo Horizonte, para as vagas de engenharia de software, a abertura do processo está prevista para o início de setembro, através da plataforma Olabi.

Mais informações no post sobre o programa no blog do Google Brasil





.




audima