Ao contrário do passado, quando as empresas eram consideradas responsáveis pelo plano de carreira de um funcionário, hoje é o colaborador o verdadeiro protagonista da caminhada bem-sucedida.
Entender e se alinhar à cultura da empresa onde trabalha, buscar cursos de atualização e conhecimento sobre novas tecnologias, além de manter o equilíbrio emocional diante de conflitos cotidianos no mundo corporativo, são essenciais para a carreira em ascensão. Quem garante é o consultor organizacional Louis Burlamaqui.
Com experiência na criação de projetos para mais de 500 organizações do país, Louis Burlamaqui enumera comportamentos que podem elevar a vida profissional e outros capazes de serem não só motivos de demissões, mas suficientes até para afetar a carreira e fechar portas no mercado para novas oportunidades. Confira a seguir:
Entender e se alinhar à cultura da empresa onde trabalha, buscar cursos de atualização e conhecimento sobre novas tecnologias, além de manter o equilíbrio emocional diante de conflitos cotidianos no mundo corporativo, são essenciais para a carreira em ascensão. Quem garante é o consultor organizacional Louis Burlamaqui.
Com experiência na criação de projetos para mais de 500 organizações do país, Louis Burlamaqui enumera comportamentos que podem elevar a vida profissional e outros capazes de serem não só motivos de demissões, mas suficientes até para afetar a carreira e fechar portas no mercado para novas oportunidades. Confira a seguir:
Comportamentos que elevam:
- Entender o jeito da empresa, uma vez que cada corporação trabalha de uma maneira e o funcionário tem de buscar um alinhamento com a cultura da organização.
- Entender a função que irá desenvolver e estar consciente do que irá entregar de resultados.
- Autoconhecimento: estar atento sempre às suas lacunas para descobrir o que é preciso melhorar para executar o trabalho e crescer na carreira. Ninguém nasce sabendo, domina tudo, é preciso entender as deficiências para saná-las e avançar sempre.
- Buscar o alinhamento com os colegas e a chefia, buscando um relacionamento honesto e não de interesse, e sempre procurar manter o equilíbrio emocional, evitando conflitos. “O grande desafio é se relacionar bem quando tudo não está bem. É melhor, por exemplo, engolir um mau tratamento de um colega, chefia ou cliente, a criar um conflito que irá afetar a sua saúde e humor”, sugere.
Comportamentos que destroem:
- Trabalhar com pessimismo, fazendo sempre reclamações, fofocas e criando dificuldades para a execução das tarefas.
- Criar desculpas recorrentes para a não performance. Criar sempre motivos diferentes para justificar a falta de conhecimento e o mau desempenho.
- Desorganização. O profissional que não é organizado trabalha mais lentamente, obtendo menor resultado.
- Acomodação. Achar que sabe tudo e não buscar treinamentos, cursos de atualização. Estar atento sempre às novas tecnologias, para não ficar para trás. Hoje, segundo Louis Burlamaqui, há grande disponibilidade de cursos gratuitos e não é preciso esperar que a empresa ofereça treinamentos.
"Quem deseja uma carreira bem-sucedida deve buscar a atualização por conta própria. E quando a empresa oferece um treinamento, não entender como uma obrigação, mas como uma oportunidade de crescer", diz.