Jornal Estado de Minas

Concurso TJDFT: locais de prova são ampliados, confira!

As provas objetivas e discursivas do concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) serão aplicadas também em Goiânia e Valparaíso de Goiás — além do Distrito Federal, como já tinha sido divulgado. A ampliação dos locais de prova foi comunicado pela banca organizadora, Fundação Getúlio Vargas (FGV) na sexta-feira (29/4). Foi informado no documento que os candidatos receberão o cartão de confirmação com o local exato de provas em breve. 




 
De acordo com o comunicado os locais foram ampliados devido ao número de inscritos. Segundo a lista divulgada em março, foram registrados quase 140 mil inscrições (75 mil inscritos para técnico judiciário e 57 mil inscrições são para as especialidades de analista judiciário, de nível superior).
 
É valido ressaltar que as vagas ofertadas somam 112 imediatas (24 para aos cargos de nível médio e médio/técnico e 88 para nível superior). Em relação ao salários, ele varia entre R$ 7.591,36 de R$ 12.455,30, respectivamente.
 
O edital de abertura já adiantava como seria a distribuição dos canditados caso isso ocorressse.“Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares existentes na unidade federativa elencada no subitem 2.3, a FGV se reserva o direito de alocá-los em cidades próximas para aplicação das provas, não assumindo, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao deslocamento e à hospedagem desses candidatos”, afirma o subitem 2.4.




 
Os candidatos serão realocados da seguinte forma:  
  • Residentes no DF farão as provas no DF;
  • Residentes em GO, além do DF poderão prestar nas cidades goianas
  • Residentes em MG realizarão as provas no DF ou em Goiânia/GO;
  • Residentes nos demais estados prestarão provas somente em Goiânia/GO.
Sobre a prova

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, no qual irá abranger conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.  Sendo 20 e 60 respectivamente. 

As questões de Conhecimentos Gerais terão as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa: dez questões; Ética no Serviço Público, Regimento Interno, Lei de Organização Judiciária, Provimento Geral da Corregedoria e Provimento Judicial Aplicado ao Processo Judicial Eletrônico: 10 questões. 

Já as de Conhecimentos Específicos abrangem: noções de Administração de Recursos Humanos e Gestão Pública, noções de Direito Administrativo, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Penal, noções de Direito Processual Penal, noções de Direito Civil e noções de Direito Processual Civil.

Na prova discursiva, será uma redação dissertativa, cujo tema será conhecido somente no dia do exame. Já as provas para analistas, será composta por duas questões discursivas relacionadas aos Conhecimentos Específicos do respectivo cargo.
 
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes