O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (02/06) a homologação do resultado final do concurso para para provimento de 568 vagas imediatas cargos de analista administrativo, analista ambiental e técnico ambiental.
De acordo com o Edital nº 10 de 31 de maio de 2022, lista de convocados seguem esta ordem: cargo/tema/UF da vaga, número de inscrição, nome do candidato em ordem de classificação final, nota final e classificação final.
Aprovados para técnico ambiental terão remuneração inicial de R$ 4.063,34. Já os novos analistas, receberam vencimento mensal no valor de R$8.547,64. Em ambos os salários já está incluso o auxílio-alimentação e a gratificação de desempenho.
A seleção contou com 151.062 inscritos. A maioria deste quantitativo foi para o cargo de técnico ambiental, em que era exigido nível médio, 108.041. Os cargos de nível superior, analista administrativo e analista ambiental, somaram 43.021 inscritos, sendo 11.613 e 31.408 respectivamente.
O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Samuel Vieira de Souza, ao programa A voz do Brasil que foi ao ar na noite da última quinta-feira (26/5), já havia ressaltado o interesse de convovar os aprovados neste certame no segundo semestre "temos a previsão de recebermos um contingente de mais de 500 novos servidores".
De acordo com o diretor, o atual número de servidores é de 619, relativamente menor que em 2018 que era superior a mil “é um número pequeno para combater toda a infração ambiental e os crimes que afetam o meio ambiente em todo o país”. E acrescenta que “queremos que, em breve, eles estejam prontos para estar na linha de frente no combate ao crime ambiental”.
Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.