Jornal Estado de Minas

QUALIFICAÇÃO

Vale prorroga inscrições para capacitação de mulheres negras

A Vale prorrogou até a próxima segunda-feira (14/11) as inscrições para o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, iniciativa que visa acelerar o desenvolvimento profissional de 100 mulheres negras da sociedade.



Para se inscrever, as mulheres precisam se autoidentificarem como pretas ou pardas, ter formação em qualquer curso superior entre dezembro de 2012 e dezembro de 2018, aspiração profissional e comprometimento com o autodesenvolvimento. A Vale busca, preferencialmente, candidatas dos estados do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro, fortalecendo o seu compromisso de construir um legado positivo nas comunidades onde atua.

Com duração de cinco meses, a capacitação é gratuita, on-line e vai contemplar oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com líderes negras renomadas. O objetivo é contribuir para o fortalecimento de competências e habilidades das participantes, preparando-as para atuarem em posições mais estratégicas no mercado de trabalho.

Leia mais: Grupo Supernosso tem 400 vagas para preencher.

O programa de aceleração de carreira é uma iniciativa externa da Vale para propagar conhecimento, não acarretando relação de trabalho entre as participantes e a empresa. O processo seletivo também será de forma on-line, com entrevistas individuais. O resultado será divulgado em dezembro e a aula inaugural do programa acontecerá ainda em 2022.

Diversidade e inclusão 

O programa, desenvolvido em parceria com consultores especialistas na pauta racial, terá uma média de três horas de dedicação semanal e será em horário noturno para não comprometer a rotina de trabalho das participantes. As inscrições podem ser feitas neste endereço.

“A Vale vem desenvolvendo diversas iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão buscando contribuir para termos uma sociedade mais justa e com equidade de oportunidades. Somos agentes de transformação e, com este programa, queremos estimular a troca de conhecimento e empoderar essas 100 mulheres negras para que elas possam se desenvolver ainda mais no mercado de trabalho e alavancar suas carreiras”, afirma Marina Quental, vice-presidente executiva de pessoas da empresa.