Jornal Estado de Minas

Concurso do Banco do Brasil registra mais de 1,3 milhão de inscrições

concurso público do Banco do Brasil teve mais de 1,3 milhão de inscritos para as vagas de escriturário (agente comercial) e mais de 130 mil inscritos para as vagas de escriturário (agente de tecnologia). O certame oferta 6 mil vagas para todos os estados e Distrito Federal. O cargo exige nível médio.



Do total de oportunidades, 4 mil são para contratação imediata e 2 mil para formação de cadastro de reserva — nas funções de agente de tecnologia e agente comercial. Serão reservadas 5% das chances para candidatos portadores de alguma deficiência e 20% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

Dentre os inscritos, 53,75% são do sexo feminino e 77% têm até 35 anos de idade. Ademais, a maioria dos candidatos elege a possibilidade de ascensão e carreira como o principal motivo para prestar o concurso do BB. A seleção é a segunda maior da história do Banco e a maior de tecnologia do país.

Em comparação com o último concurso, o número de inscritos triplicou para as vagas de TI.  E cresce também o número de candidatos com formação superior. Nesta edição, considerando as vagas de agente comercial e de tecnologia, foram registradas mais de 16 mil com mestrado ou doutorado.



Das etapas

A seleção é composta por provas objetivas e de redação. Ambos os exames serão aplicados em 23 de abril de 2023. Os candidatos terão 5 horas para responder as avaliações.

As provas objetivas serão composta por 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, totalizando 100 pontos. O conteúdo programático pode ser consultado no edital (Anexo III). Já a redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 100 pontos. Saiba mais aqui!

A remuneração inicial ofertada é de R$ 3.622,23. Será acrescido a este valor o vale-transporte, auxílio-creche; ajuda alimentação e refeição, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso à plano de saúde, plano odontológico básico. O aprovado terá também participação nos lucros ou resultados e a programas de educação e capacitação.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes