A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal retificou o edital do concurso público destinado ao provimento de vagas nas carreiras de agente de vigilância ambiental em saúde e agente comunitário de saúde. O concurso oferta 1.019 oportunidades.
Entre as alterações constam mudanças nos cargos, requisitos de ingresso, carga horária, total de vagas imediatas e de cadastro reserva, vencimento básico e o valor da taxa de inscrição. As informações podem ser consultadas a partir da página 47 do Diário Oficial do DF. Também está disponível um cronograma atualizado do certame.
Organizado pela Funatec, as carreiras disponíveis no concurso exigem apenas nível médio de formação. A seleção é composta por apenas uma fase: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. O exame foi aplicado no dia 26 de março.
Aqueles que forem aprovados e nomeados na carreira de agente de vigilância ambiental em saúde receberão o salário inicial de R$ 4.485. Já para o cargo de agente comunitário de saúde o salário é de R$ 1.988. Ambas as profissões cumprirão carga horária de 40 horas semanais.
Atribuições
O agente de vigilância ambiental em saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante realização de ações de campo e visitas domiciliares ou comunitárias, atuando nos programas de saúde ambiental relacionados a fatores biológicos e não biológicos e controle de endemias, zoonoses e outras ações que se façam necessárias desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.
São atribuições gerais do cargo de agente comunitário de saúde, no nível de atuação, o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante a realização de ações individuais ou coletivas e visitas domiciliares ou comunitárias desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS, sob coordenação ou supervisão de profissional ocupante de cargo de nível superior.