A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) vai receber um reforço de 599 novos servidores para carreiras policiais e administrativas. As nomeações já foram assinadas pelo governador Romeu Zema (Novo) e já estão publicadas no Diário Oficial do Governo do Estado.
Os novos servidores deverão tomar posse de seus cargos, que podem ocorrer no prazo de 30 dias. Após esse período, os profissionais serão convocados para o Curso de Formação Técnico-Profissional, promovido pela PCMG por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG).
A delegada-geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge, destacou a importância desse acréscimo no quadro de servidores da instituição. "Damos as boas-vindas aos novos servidores com a certeza de que Minas Gerais é o estado mais seguro para se viver", afirmou.
Do total dos servidores nomeados, 69 vão passar a integrar o quadro de delegados da polícia. Outros 257 serão para o cargo de escrivão de polícia. Ao setor de investigador de polícia, haverá 170 novos profissionais. Três nomeações são para perito criminal, e outras duas, para médico-legista. Por fim, serão 36 novos analistas da Polícia Civil e 62 novos profissionais técnico assistentes da Polícia Civil.
As nomeações são referentes a editais que foram publicados em outubro de 2021 para as carreiras policiais e abril de 2022 a cargos administrativos. Ao longo dos últimos quatro anos (2019 a 2022), a Polícia Civil de Minas Gerais recebeu uma adição de 1.594 novos servidores.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata