(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EMPREGO

Cerca de 25% das vagas de trabalho devem mudar até 2027, diz pesquisa

69 milhões de postos de trabalho serão criados e 83 milhões de vagas deixarão de existir em quatro anos


01/05/2023 19:38 - atualizado 01/05/2023 21:08

Robô apresentado em Campus Party; em linhas de produção industrial, muitos deles já tomam lugar de humanos
Robô apresentado em Campus Party; em linhas de produção industrial, muitos deles já tomam lugar de humanos (foto: GABRIEL JABUR/Flickr)
Cerca de 25% dos empregos devem mudar nos próximos cinco anos, segundo pesquisa com empregadores divulgada nesta segunda-feira (1º) no Fórum Econômico Global, que está sendo realizado em Davos, na Suíça.

O levantamento "Futuro dos Empregos" aponta que 69 milhões de postos de trabalho serão criados e 83 milhões de vagas deixarão de existir até 2027, o que resulta em uma diminuição de 2% no número de empregos.

A pesquisa é baseada em informações de 800 empresas que empregam mais de 11 milhões de trabalhadores e utiliza também um banco de dados de 673 milhões de vagas de trabalho.

Na avaliação dos responsáveis pelo levantamento, a tecnologia e a digitalização são os principais responsáveis pela expectativa para redução de postos de emprego. "A adaptação de tecnologia avança e o aumento da digitalização causará uma rotatividade significativa no mercado", diz o estudo.

Cargos como caixas de banco e postos de atendimento que podem ser automatizados serão os mais atingidos nos próximos anos. É esperado também que aumente a demanda por máquinas de inteligência artificial e especialista em segurança cibernética.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)