O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou nesta quarta-feira (27/9) o aval para o Ministério da Cultura (MinC) realizar o concurso público com 50 vagas para analistas técnico-administrativo. A portaria autorizativa foi publicada nesta quarta-feira (27/9), no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério, a responsabilidade pela realização do concurso será do órgão ou da entidade designada. O prazo para a publicação do edital de abertura do certame será de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria. Já o prazo de antecedência mínima entre a publicação do documento e a realização da primeira prova do concurso será de dois meses.
Nesta quarta-feira também foi publicada a autorização de 400 vagas para concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). As vagas ofertadas serão todas para cargos que exigem nível superior.
13 anos sem concurso
O Ministério da Cultura não realiza novo concurso desde 2010. À época, a seleção foi organizada pela pelo Instituto Movens e ofertou 253 vagas, sendo 226 de nível médio e 27 de nível superior, além de formação de cadastro reserva.
Para nível médio, as oportunidades eram para o cargo de agente administrativo, cujo o salário poderia chegar a R$ 2.293,50. Já para nível superior as vagas eram para o cargo de analista técnico-administrativo. A remuneração poderia chegar a R$ 2.989,28.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes