Uma novidade promete facilitar a vida do produtor rural nos próximos meses. É que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de lançar a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID Agro).
Com essa tecnologia, passa a ser possível o registro oficial de máquinas e equipamentos agrícolas, sem custo para o produtor rural. Ou seja, para quem pretendia aproveitar o momento de Black Friday e investir em compras para o desenvolvimento do trabalho no campo, tem um estímulo a mais.
Dessa forma, se você já estava em busca de tratores à venda no Paraná, por exemplo, mas estava preocupado com o valor e burocracia do registro, agora pode realizar o investimento com segurança.
Com o sistema, desenvolvido em parceira entre a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e o Instituto CNA (ICNA), o registro também permite o trânsito de veículos em vias públicas, sem a necessidade de ter licenciamento e emplacamento.
Se você faz parte do time que está procurando por tratores usados à venda no Paraná, não se preocupe. A plataforma também é para você. Afinal, o ID Agro facilita a comercialização de tratores usados, além de permitir o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos.
Tudo isso foi anunciado por meio de um evento, realizado na sede da CNA. Na ocasião, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pontuou que o sistema foi implementado rapidamente pelo Mapa e pela CNA, para adequar os equipamentos agrícolas à legislação de trânsito do Brasil.
"São ferramentas como esta, simples, sem custo para o agricultor, mas de grande valia, que queremos ter cada vez mais em nossa agricultura, porque é isso que precisamos".
A cerimônia também foi cenário para o primeiro registro de trator pelo sistema ID Agro. O produtor rural Antônio Inda, de Cabeceira Grande (MG), fez a impressão do QR Code do Renagro e colou o adesivo no seu novo trator.