O filme foi lançado em 17 de julho de 1968 na Inglaterra e dia 13 de novembro do mesmo ano, nos Estados Unidos. De acordo com a própria banda, o longa-metragem é um desenho feito para crianças, mas com pesada influência psicodélica da época.
Ambientado em Pepperland, o paraíso é assombrado pelos Blue menies (“Maldosos azuis”) declaram guerra, querendo acabar com o amor e as cores. Os Beatles aparecem para salvar a cidade em seu submarino amarelo usando suas músicas como armas.
O álbum com a trilha sonora do longa-metragem foi lançado em 17 de Janeiro de 1969. No lado A do vinil, são seis faixas, duas já lançadas em outros trabalhos (
Yellow submarine e
All you need is love) e quatro inéditas:
Only a northern song, de George, é bem psicodélica, com letra sarcástica que reclamava sobre as questões comerciais do grupo, de como os lucros das composições eram divididos. Este real motivo só foi revelado após o final do grupo.
It's all too much, também de Harrison, é outra que explora bastante o psicodelismo, baseada em viagens de LSD do próprio George.
All together now, de Paul (creditada Lennon-McCartney), era brincalhona e infantil, remetendo a cantigas feitas para crianças. Já
Hey bulldog, de Lennon (obiviamente, também creditada Lennon-McCartney), possui ótimos riffs de guitarra e foi rebatizada, pois inicialmente se chamaria
Hey bullfrog.
O lado B do vinil é preenchido por músicas instrumentais para o filme, de autoria de George Martin.
O longa-metragem recebeu novo tratamento, mixagem, sendo repaginado, cena por cena. O filme, que estava fora de catálogo há muitos anos, foi relançado em maio de 2012 em DVD e blu-ray, além do CD com a trilha sonora.
.