Reduzir custos, talvez, seja uma das tarefas mais almejadas pelos brasileiros. A crise financeira que assola o país faz com que as pessoas utilizem da própria criatividade para alavancar negócios e criarem soluções viaveis para a população. E foi justamente deste modo que surgiu a empresa EnGuia.
Especializada em consultórias em eficiência energética on-line, a EnGuia ajuda os brasileiros a reduzir em até 35% os gastos com energia elétrica por meio de uma consultoria totalmente gratuita e personalizada sobre os equipamentos utilizados pelo cliente. Ela começou a dar seus primeiros passos na segunda metade de 2015, quando três pessoas se reuniram para criar um meio de informar a população sobre eficiência energética e possibilidades de econômia na conta de luz.
“Nós trabalhamos com eficiencia energetica há 12 anos e sempre atuamos no mercado corporativo. Ao longo dos anos, vinhamos sendo solicitados para fazer projetos para residencias, escritórios e pequenas lojas. No final de 2015, muito por conta da crise energética, resolvemos fazer algo pelos brasileiros”, conta o CTO e diretor de Marketing da EnGuia, Rodrigo Thedim.
O EnGuia nada mais é do que uma plataforma on-line (https://enguia.eco.br) no qual o cliente faz um rápido cadastro, inserindo informações importantes sobre o seu consumo de energia. Em poucos instantes, a plataforma informa sobre os dados de consumo.
“O aplicativo dá opções para as pessoas que estão utilizando. Ele fornece um guia de redução de consumo de energia. Nós queremos democratizar a informação e diminuir o consumo geral por meio de um questionário com todos os equipamentos que a pessoa tem em casa. Quão mais preciso ela for ao passar a informação, melhor o resultado. A resposta chega na hora e o atendimento é online”, diz.
A conta de luz é um dos maiores vilões do orçamento doméstico e das pequenas empresas. Rodrigo volta a citar a luta dos brasileiros em poder arcar com todos seus compromissos financeiros e diz que as pessoas precisam de ter acesso à informação.
*Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares
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