Já pensou em pagar 15% a menos na conta de luz apenas fazendo um cadastro em uma startup altamente confiável, sem programa de fidelidade ou investimento inicial? É o que oferece a Metha Energia, empresa mineira que desponta no mercado energético como uma facilitadora com forte impacto ambiental. Pioneira no setor, a Metha Energia foi concebida quando dois jovens universitários tiveram a ideia aproveitar o potencial de geração de microgeradores de energia provenientes de dejetos de suínos.
Leia Mais
Startup mineira na área da educação recebe aporte financeiro para crescer e aparecer ainda maisUm toque de anjo: aceleradora mineira investe em startups estreantesDaniel Fraga e Diego Lopes se questionavam por que os brasileiros pagam valores tão exorbitantes nas contas de luz e se veem obrigados a economizar energia, seja com o uso reduzido do ar-condicionado ou da máquina de lavar louça. Essa inquietação os levou a conversar Gabriela Laguardia, então aluna do Cefet-MG, que pesquisa sobre energias renováveis e reportou a ideia aos professores da instituição.
Do ponto de vista técnico, o sinal verde foi dado e, com a ajuda de Victor Soares, que se uniu ao grupo, surgiu a Metha Energia. O processo funciona da seguinte forma: a startup busca fornecedores que geralmente produzem energia em excesso (no caso, biogás).
O biogás é uma fonte de energia renovável, que na maioria das vezes é descartado na atmosfera. Essa energia é injetada na rede da companhia elétrica, possibilitando aos fornecedores o ganho de créditos.
Ao aderir ao serviço, que inclui um cadastro feito on-line, o consumidor continua recebendo energia da companhia elétrica normalmente e, ao invés de receber a fatura da Cemig, o boleto é da Metha Energia, que descreve os valores consumidos e 15% a menos na fatura . A companhia de energia também ganha sem a necessidade de fazer qualquer investimento no negócio. “É um modelo de negócio baseado no ganha-ganha”, diz Victor.
Esse modelo de geração de energia é conhecido como geração distribuída. Entre as vantagens está a menor perda se comparada ao processo atual de geração e distribuição de energia adotado no Brasil, que envolve transmissões de longa distância com muitas perdas e altos custos de investimento.
Sistema em operação
Este ano foi decisivo para os empreendedores. Já em operação, em apenas um mês a Metha Energia captou 250 clientes e com ótimas possibilidades de ampliação.
Atualmente, está sendo acelerada na 5ª rodada do Seed - Programa de Aceleração de Startups do Governo de Minas Gerais. O objetivo agora é alcançar mil clientes até o final deste ano, com potencial de atender 40 mil pessoas com a estrutura existente.
Para saber mais sobre o serviço da Metha Energia, acesse: www.methaenergia.com.br.