É hora de se apressar para garantir uma bolsa de estudo na faculdade. Terminam sexta-feira, às 23h59, as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidos 92,1 mil benefícios em instituições particulares de ensino superior de todo o Brasil – um recorde na história do projeto, criado em 2004. Minas é o segundo estado em número de bolsas, com 11.212 vagas abertas, e está atrás apenas de São Paulo (27 mil).
Para concorrer ao benefício, os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter obtido nota mínima de 400 pontos na média das cinco provas do exame e não ter tirado zero na redação. Além disso, o estudante deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista na rede privada. Também podem ser contemplados professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em curso de licenciatura, normal superior ou de pedagogia, desde que exerçam o magistério e integrem o quadro permanente da escola em que atuam.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais (com isenção total) e parciais (com 50% de desconto no valor da mensalidade). Para concorrer ao benefício integral, o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas aos que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. No próximo semestre, das 92,1 mil bolsas ofertadas no país, 46.970 são integrais e 45.137 parciais. Em Minas, são 5.156 integrais e 6.056 parciais.
Inscrição
O candidato à bolsa do ProUni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na universidade em que pretende se inscrever. Entretanto, a instituição de ensino pode, se considerar necessário, submeter os pré-selecionados a um processo seletivo próprio. As inscrições para o programa são feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://siteprouni.mec.gov.br. O candidato deve acessar o sistema e informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 e CPF. Caso tenha esquecido os dados do exame nacional, o estudante pode recuperá-los no site https://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.
As inscrições serão feitas numa única etapa, até o dia 24, com três chamadas sucessivas. Ao se inscrever, o candidato pode escolher até três opções de curso e instituição. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, dia 27. Os alunos pré-selecionados terão prazo até 6 de julho para comprovar a documentação e fazer a matrícula na universidade indicada. A segunda chamada está prevista para 12 de julho, com prazo para confirmação da documentação até o dia 19. A terceira e última chamada será feita em 25 de julho, com prazo até o dia 29 para a matrícula. Ao fim das três chamadas, os candidatos não convocados ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. O prazo para manifestação de interesse vai de 6 a 8 de agosto.
Novidade
A próxima edição do ProUni já vai incluir mudanças no sistema de isenção fiscal de tributos federais das instituições particulares de ensino superior, uma das contrapartidas dadas pelo governo às universidades que concedem bolsas de estudo. Depois de uma série de denúncias de fraudes no programa, o Ministério da Educação (MEC) criou medidas para evitar que as universidades ganhem isenção sem ter todos os alunos matriculados no sistema do ProUni. A partir de agora, o desconto nos impostos vai corresponder ao número de bolsas preenchidas, e não mais ao número de bolsas oferecidas, como vinha sendo feito anteriormente.
Serviço
>> Inscrição, até as 23h59 de sexta-feira, no https://siteprouni.mec.gov.br
Primeira chamada
Resultado: 27 de junho
Confirmação de dados: 27 de junho a 6 de julho
Segunda chamada
Resultado: 12 de julho
Confirmação de dados: 12 a 19 de julho
Terceira chamada
Resultado: 25 de julho
Confirmação de dados: 25 a 29 de julho
Lista de espera: 6 a 8 de agosto