Ubá
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac/Unipac)
Queixas de alunos: Professores sem experiência, turmas cheias, carência de livros na biblioteca, erros conceituais em provas e dificuldade de diálogo com a direção.
O que diz a direção: Alunos fizeram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) sem motivação ou boicotaram o teste, o que influi no resultado do IGC. Foram feitas reformas e adequações recentes na estrutura física.
Além Paraíba
Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes (Face-Alfor)
Queixas de alunos: Laboratórios inexistentes ou precários, computadores antigos, professores despreparados, carência de convênios para estágio e dificuldade de diálogo com a direção.
O que diz a direção: Até 2012, serão construídos mais dois laboratórios para o curso de engenharia; convênios com empresas da região estão em negociação e houve recente ampliação da biblioteca.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu-Merhy (Fafi-Pronafor)
Queixas de alunos: Precariedade do prédio, livros antigos na biblioteca, computadores ultrapassados e sem manutenção adequada, problemas pontuais com professores
O que diz a direção: Foram criados minicursos de preparação para o Enade, a atualização da biblioteca está em curso e houve informatização do sistema de ensino.
Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro (Fac- Saúde Arthe)
Queixas de alunos: Laboratórios precários, falta de cozinha experimental para o curso de nutrição, carência de convênios para estágio e falta de compromisso dos professores.
O que diz a direção: Novos convênios com clínicas estão em curso, a cozinha está em fase final de construção e a ampliação da biblioteca está em andamento.
Viçosa
Escola de Estudos Superiores de Viçosa (Esuv)
Queixas de alunos: Falta de títulos na biblioteca, troca frequente de professores no decorrer do semestre e dificuldade de acompanhamento de notas e de frequência pela internet
O que diz a direção: Foi trocado o coordenador do curso de direito e houve criação de prova multidisciplinar por semestre como preparação para o Enade. A instituição critica a prova do MEC, que teria sido boicotada por alunos.
Leopoldina
Faculdades Unificadas Doctum de Leopoldina
Queixas de alunos: Professores pouco compromissados e dificuldade de diálogo com a direção.
O que diz a direção: Foram implantadas novas propostas metodológicas, houve melhoria do acervo bibliográfico e contratação de mais professores qualificados. A faculdade recorreu da decisão do MEC.
Caratinga
Centro Universitário de Caratinga (Unec)
Queixas: Médicos da cidade denunciam a falta de supervisão nas atividades práticas no hospital-escola.
O que diz a direção: Houve cumprimento de todas as exigências legais da avaliação do MEC. são Mantidos um Centro de Assistência à Saúde e convênios com a rede municipal de saúde de mais de 30 cidades para estágios e residência.
Faculdades Integradas de Caratinga (FIC/Doctum)
Queixas de alunos: Falta de dedicação de professores, carência de títulos na biblioteca e dificuldade de diálogo com a direção.
O que diz a direção: Foram implantadas novas propostas metodológicas, houve melhoria do acervo bibliográfico e contratação de mais professores qualificados. A faculdade recorreu da decisão do MEC.
Ipatinga
Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Famevaço/Univaço)
O que diz a direção: Foi implantado novo projeto pedagógico, houve reformulação curricular, foi adotado novo instrumento de preparação para o Enade, além da reformulação e abertura de campos de estágio. A insituição critica as avaliações do MEC.
Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa/Unipac)
Queixas de alunos: Troca constante de professores ao longo do semestre, dificuldade de diálogo com a direção e pouca cobrança em provas
O que diz a direção: A instituição faz críticas ao Enade, mas informa ter feito mudanças no currículo e na metodologia de ensino.