Depois de meses de estudos e preparação, finalmente chegou o momento de enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nestes sábado e domingo a 5,3 milhões de candidatos em 1,6 mil municípios de todo o Brasil. Minas Gerais é o segundo estado em participação no teste, com 607,8 mil estudantes inscritos, perdendo apenas para São Paulo. Para evitar o famoso “branco” na hora H e para que a ansiedade não ponha todo o esforço a perder, o Estado de Minas traz neste sábado dicas de campeões da última edição do Enem. Com nota mil na avaliação de 2010, esses “gênios” aconselham os estudantes a manter a calma, ter apenas pensamentos positivos e, acima de tudo, confiar na bagagem de conhecimento já adquirida.
Também com nota máxima no Enem, a jovem Carla Nascimento Novais, de 19, da cidade de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, conta que o segredo para o sucesso está na redação. Para ela, hoje estudante de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), o candidato deve ficar atento ao tema proposto e ao português correto, além de fazer letra legível. “Não se pode fugir ao assunto pedido na questão. Sugiro que sejam criativos, mas sem exagerar nem ser muito ousado. Também considero fundamental respeitar a norma culta da língua e ficar de olho nas novas regras da reforma ortográfica. Outra dica é fazer um rascunho para organizar as ideias e dedicar pelo menos uma hora à redação”, diz Carla.
Controlar o tempo é outro fator precioso para os candidatos, na avaliação do professor Carlos Henrique Ferreira Honório, responsável pela área de química do 3º ano do ensino médio do Instituto Coração de Jesus, em BH. “O aluno terá uma média de três minutos para responder cada questão. Por isso, não ‘agarre’ em nenhuma. Se estiver com dificuldade, deixe-a para o fim e faça as mais fáceis primeiro”, afirma. Para Carlos, o aluno também não deve ter preguiça de ler o enunciado com atenção e concentração, pois as respostas podem estar “escondidas” nesse texto de abertura das questões.
Imprevistos
O Enem será aplicado neste fim de semana em 150 mil salas de aula de todo o Brasil. Dos 5,3 milhões de candidatos, 60,5 mil pediram atendimento especial no dia da prova por questões de saúde ou mobilidade. Mas o Ministério da Educação (MEC) adverte que em casos de imprevistos ocorridos depois do período de inscrição, tais como acidente que resulte em fratura de mão ou braço, descoberta de doença contagiosa ou problema de visão, entre outros, o candidato deve comparecer ao local de prova com o cartão do estudante, procurar o coordenador de aplicação do estabelecimento e informar o ocorrido para que sejam tomadas as providências necessárias.
Para as pessoas que guardam o sábado por motivos religiosos, a prova de deste sábado começará depois do pôr do sol. Os candidatos devem comparecer ao local dos testes no mesmo horário dos demais estudantes, às 13h, e aguardar o início da avaliação em espaço reservado. Os sabatistas terão o mesmo prazo de quatro horas e meia para fazer a avaliação. No domingo, eles fazem o Enem no horário normal.
ATENÇÃO CANDIDATOS!
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.
Neste sábado, serão aplicadas provas de ciências humanas e ciências da natureza. Cada teste tem 45 questões e o tempo de duração é de quatro horas e trinta minutos.
No domingo, será a vez de linguagens e códigos e matemática, também com 45 questões cada, e da redação. O tempo de prova é de cinco horas e meia.
Antes de iniciar o teste verifique se o caderno de provas contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão de respostas.
O participante deve marcar nos cartões resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.
Use apenas caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Lápis, borracha e lapiseira não podem ser usados.
Leve documento de identificação original com foto. São aceitos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.
É obrigatória a apresentação do cartão de confirmação da inscrição. Por isso, quem não recebeu o documento pelos Correios, deve imprimi-lo no site www.enem.inep.gov.br.
Veja os motivos que podem levar à eliminação do candidato:
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
Uso de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame.
Depois da prova
As provas serão publicadas no domingo à noite, na internet (www.enem.inep.gov.br)
Os gabaritos das provas serão divulgados na terça-feira (dia 25), no Portal do Inep;
Os resultados individuais do Enem 2011, serão divulgados a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Dicas dos campeões
1) Mantenha a calma. Tenha pensamentos positivos e confie na sua preparação.
2) Comece a prova pela matéria em que tem mais facilidade. Assim, você tem mais chances de acerto e garante mais pontos.
3) Leia primeiro a pergunta e identifique o que está sendo cobrado. Em seguida, leia o texto do enunciado procurando as respostas.
4) Controle seu tempo. Você terá uma média de 3 minutos para resolver cada questão.
5) Se estiver com dificuldade numa pergunta, deixe-a para o fim. Faça as mais fáceis primeiro e só depois retorne às mais complicadas.
6) No domingo, comece pela redação. Reserve cerca de uma hora para fazer o texto.
7) Identifique o verbo de comando e limite-se ao tema proposto. Seja criativo e original, mas evite ousadias no texto.
8) Faça rascunho para organizar as suas ideias. Coloque os argumentos em tópicos no rascunho e, depois, redija o texto no papel oficial.
9) Fique atento à norma culta da língua portuguesa e não se esqueça das novas regras impostas pela reforma ortográfica.
10) Guarde tempo para passar o gabarito com calma. O ideal é que você deixe mais de 30 minutos reservado para essa tarefa.