Os portões das escolas e universidades onde os cadidatos do Enem fazem prova neste sábado foram fechados e os 600 mil candidatos mineiros já começaram a fazer as provas. Alguns locais registraram atraso, como a Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC-MG), que estendeu até as 13h06. Mesmo assim, pelo menos 15 alunos chegaram atrasados ao local e não poderão fazer a prova.
Os candidatos enfrentam neste sábado 90 questões das áreas de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, é hora de linguagens, matemática e redação.
Com histórico de vazamento, erros de impressão, brigas na Justiça e transtornos para os estudantes, a edição 2011 do Enem é mais uma chance de o governo federal consolidar o exame como substituto do vestibular. Em 2009, a prova teve que ser cancelada às vésperas da aplicação porque um exemplar havia sido furtado de dentro da gráfica que imprimia o material. Em 2010, um erro de impressão fez com que candidatos recebessem cadernos com questões a menos, fazendo com que o exame fosse reaplicado a um grupo de 9 mil alunos.