No primeiro dia de realização de provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Minas Gerais registrou 25,37% de abstenção. Dos 607,8 mil estudantes inscritos, mais de 154 não fizeram as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza. O estado ficou em 11º lugar na lista de faltosos e está perto da média nacional de abstenção que foi de 25,29%. No Brasil, cerca de 1,3 milhão não foram fazer as provas.
Em Minas, o índice é alto, mas menor do que a abstenção em 2010. Os estados com maior número de faltosos foram o Distrito Federal (31,24%), Bahia (30.14%) e Roraima (29.39%). Quem não compareceu neste sábado pode fazer a prova amanhã, mas estará com zero nas questões de hoje.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a edição de 2011 do Enem teve recorde de inscritos: 5.367.092. No domingo serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
O Inep ressalta que, para a prova de amanhã, é importante que os candidatos se apresentem ao local de prova com uma hora de antecedência ao horário marcado (13h) para início do exame. O Inep avaliou que a realização da primeira etapa transcorreu sem grandes incidentes.