(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Erros tiram estudantes da disputa pelo Enem 2011


postado em 23/10/2011 07:35 / atualizado em 23/10/2011 07:48

No Rio, ambulantes faturaram com a venda de canetas pretas(foto: Bia alves/fotoarena/folhapress )
No Rio, ambulantes faturaram com a venda de canetas pretas (foto: Bia alves/fotoarena/folhapress )
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os cerca de 5,3 milhões de inscritos no país estavam estudantes desatentos que não puderam fazer a prova, ou foram impedidos de concluí-la. Atrasos, endereços errados, uso de caneta que não era transparente, documentos esquecidos e até o uso de celular e Twitter em plena sala são exemplos de erros cometidos ontem e que podem ser evitados hoje.

Em Teresina (PI), o estudante Isaac Ferreira, de 28 anos, foi retirado da sala pelos organizadores porque não tinha caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. Muitos não hesitaram em comprar dos ambulantes que marcaram presença nas entradas dos pontos de prova. A fiscalização no estado foi rigorosa. Segundo ele, teve gente que foi retirada por usar brincos e relógios que poderiam esconder informações.

 

 

A chuva em Salvador foi um obstáculo para os candidatos(foto: ARESTIDES BAPTISTA/AGÊNCIA A TARDE/AE)
A chuva em Salvador foi um obstáculo para os candidatos (foto: ARESTIDES BAPTISTA/AGÊNCIA A TARDE/AE)
Em Salvador (BA), candidatos que foram fazer prova no colégio Estadual Tourinho Danta, no parque São Cristovão, tiveram que atravessar uma enchente. A organização precisou colocar cadeiras para os estudantes cruzarem as águas e chegarem às salas. O horário de saída de casa tem que ser antecipado por causa do trânsito e também da chuva, que pode piorar o tráfego. Teve estudante que mesmo descendo no meio do trânsito para seguir a pé não conseguiu chegar. Em Recife (PE), deficientes visuais não conseguiram chegar a tempo.
 

Em Recife, os deficientes visuais Eliane e Leonardo atrasaram(foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press)
Em Recife, os deficientes visuais Eliane e Leonardo atrasaram (foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press)

O Enem foi um dos assuntos mais comentados no Twitter na tarde de ontem, inclusive por alguns participantes durante o período da prova. Indiferentes à proibição do uso de qualquer aparelho eletrônico durante o teste, candidatos de todo o Brasil postavam comentários no microblog contando vantagem por não serem descobertos pelos fiscais. Além de pedir dicas sobre as questões, alguns foram além e tiraram foto do caderno de prova. Como Thiago Feijó, de Caetanópolis, Região Central de Minas. Oito candidatos do exame foram desclassificados em Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP).

 

Estudantes de Brasília se esforçaram para não perder a prova(foto: Edílson Rodrigues/CB/D.A Press)
Estudantes de Brasília se esforçaram para não perder a prova (foto: Edílson Rodrigues/CB/D.A Press)

Em Brasília, Raíssa Lima, de 17 anos, moradora do Lago Norte, confessou ter se inscrito devido à insistência da mãe, porque pretende estudar na Universidade de Brasília (UnB), que não considera a nota do Enem na seleção. Juliana Maciel, de 17, moradora da Asa Sul, também fez o Enem apenas como teste para o vestibular. Ela estuda em uma escola particular que, para convencer os alunos a prestar o exame, ofereceu tablets para os 20 primeiros colocados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)