(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MEC vai recorrer contra anulação de questões do Enem


postado em 01/11/2011 09:23 / atualizado em 01/11/2011 12:54

O governo federal voltou atrás na decisão de recorrer à decisão da Justiça Federal do Ceará que determinou a anulação de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado nos dias 21 e 22 de outubro. No início da manhã o Ministério da Educação (MEC) chegou a afirmar que iria recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, por considerá-la "desproporcional e arbitrária". A nova orientação, porém, é seguir a determinação da Justiça e evitar uma nova batalha judicial, como a ocorrida no ano passado, quando o exame chegou a ser suspenso.

A denúncia de vazamento foi feita nas redes sociais virtuais por um candidato que afirmou que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso às questões em outubro do ano passado. Na ocasião, as questões foram apresentadas durante o pré-teste, aplicado pelo MEC a alunos selecionados para avaliar o nível de dificuldade das provas.

As perguntas estavam reproduzidas em apostilas distribuídas pela escola semanas antes da aplicação do Enem. Após investigação da Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) queria a suspensão do exame no Brasil todo ou a anulação das 13 questões. Já o Ministério da Educação queria nova prova apenas para os 639 concluintes do ensino médio do colégio Christus.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite dessa segunda-feira, considerou positiva a decisão de cancelar as questões, porque afastou a possibilidade de cancelamento total da prova. "Neste ano, a decisão é muito mais sóbria", disse o ministro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)