Estão abertas a partir de hoje, até 15 de junho, as inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que sofreu mudanças nos critérios de correção da redação. Importante mecanismo de acesso ao ensino superior no país, somente no ano passado a prova recebeu acima de 6 milhões de inscritos. Além de ser emissor de documento que pode valer como certificado de conclusão de ensino médio, o teste também é requisito obrigatório para inscrição em três programas do governo federal: o Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de graduação no sistema de ensino privado; o Ciência sem Fronteira, voltado para bolsas de estudo no exterior; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para pagamento de despesas com ensino superior.
As provas deste ano serão realizadas em 3 e 4 de novembro e o Ministério da Educação já anunciou que haverá mudanças nos critérios de correção da redação. A taxa de inscrição permanece em R$ 35, mas alunos que estão cursando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas estão isentos do pagamento. O valor deve ser quitado até 20 de junho, por meio de boleto gerado pelo site do Enem depois do preenchimento dos dados do candidato.
Todas as inscrições serão feitas na internet no endereço: https://sistemasenem2.inep.gov.br/ inscricao. Além dos alunos do 3º ano do ensino médio matriculados em escolas públicas, estão isentas de taxas as pessoas que declararem carência socioeconômica no ato de inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) analisará os pedidos. Os candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio podem também pedir uma certificação de conclusão. Em Minas, as universidades federais – UFMG, UFJF, UFLA, Unifal, Unifei, Ufop, UFSJ, UFU, UFV e UFVJM – usarão o exame como critério de seleção em seus vestibulares. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Mudança Na quinta-feira o Ministério da Educação anunciou mudanças nos critérios de correção da redação, seção da prova que causou mais polêmica em 2011. A partir de agora, um terceiro professor será chamado para corrigir o texto se houver uma discrepância de mais 200 pontos entre as notas obtidas pelo candidato. Cada redação é corrigida por duas pessoas. No ano passado, a nota do terceiro corretor era requisitada somente se a diferença de pontos passasse de 300. O valor total da redação é de 1.000 pontos. Se houver uma diferença de 80 pontos em qualquer um dos critérios de avaliação da redação, um terceiro educador também será chamado para participar da correção.
A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) aplaudiu a mudança, mas a presidente da entidade, Manuela Braga, ressaltou que os candidatos deveriam ter direito de recorrer da nota obtida caso discordem do resultado. “O estudante tem que ter acesso ao gabarito da prova”, argumentou. Como nos outros anos, o Enem não admitirá a possibilidade de pedidos de revisão do resultado.
O caminho para o teste
Inscrições
Somente na internet
De hoje a 15 de junho
Taxa: R$ 35
Isenção
Alunos que cursam o 3º ano do ensino médio em escolas públicas;
Pessoas cuja declaração de situação de carência socioeconômica seja aceita pelo Inep
Site: https://sistemasenem2.inep. gov.br/inscricao
Podem participar:
Pessoas que tenham concluído ou que estejam terminando o ensino médio; alunos de supletivos;
pessoas com mais de 18 anos
Fonte: Inep