(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministério da Educação autoriza abertura de seis novos cursos de Medicina em Minas Gerais

Ao todo, são 460 vagas distribuídas em novos cursos de universidades federais e particulares do estado, mais da metade delas na Região Metropolitana de BH


postado em 05/06/2012 22:08 / atualizado em 05/06/2012 23:06

Confira as novos cursos oferecidos em universidades federais (clique para ampliar)(foto: Reprodução/MEC)
Confira as novos cursos oferecidos em universidades federais (clique para ampliar) (foto: Reprodução/MEC)
Os estudantes que sonham em seguir carreira na Medicina passam a contar com seis novas possibilidades de curso em Minas Gerais, o que significa um total de 460 novas vagas na área. As graduações foram autorizadas nesta terça-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília. "Nosso esforço é ampliar com qualidade a quantidade de vagas em cursos de Medicina. Não estamos com pressa, queremos fazer bem feito", ponderou o ministro durante o anúncio.

Dois dos novos cursos autorizados pelo Ministério da Educação estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um deles será oferecido em Betim, pela PUC Minas. Um convênio assinado entre a Sociedade Mineira de Cultura – mantenedora da universidade – e a prefeitura prevê a atuação dos futuros médicos em estágios nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. O outro curso será em Belo Horizonte, através da Faminas. Cada uma das instituições poderá oferecer a partir do segundo semestre 120 vagas anuais.

As outras 220 vagas em Minas Gerais estão distribuídas entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Números no país

Ao todo, as universidades públicas federais e instituições particulares de educação superior vão oferecer mais 2.415 vagas em cursos de Medicina a partir do segundo semestre. A expansão contempla todas as regiões do país. Nas instituições superiores do Norte e Nordeste serão abertas 1.365 vagas. Leia mais.

De acordo com o ministro Mercadante, serão contratados 1,6 mil professores nas universidades federais, por meio de concurso. O investimento inicial alcançará R$ 399 milhões.

Confira a relação de vagas em Minas:

PUC Minas (Betim) - 120
Faminas (Belo Horizonte) - 120
UFVJM (Diamantina) - 60
UFVJM (Teófilo Otoni) 60
UFSJ (São João del-Rei) - 40
UNIFAL (Alfenas) - 60


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)