O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará divulgou, nesta segunda-feira, que pediu a anulação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2012. O procurador da República Oscar Costa Filho entrou com ação civil pública, no último sábado, contra o processo seletivo que começou a ser realizado este mês e que teve o resultado divulgado nesta segunda-feira.
O procurador revela que alunos que já estavam matriculados no curso de direito de uma universidade do Ceará apareceram novamente na lista de classificação do segundo semestre. Para ele, o Sisu permite que alunos ocupem vagas em instituições de ensido sem participarem do processo de seleção. “Quando o aluno abandona o curso, abre uma vaga e uma outra pessoa pode entrar na justiça com o pedido de transferência. O Sisu é vulnerável à manipulação de vagas, com a segunda edição, aumentou a vulnerabilidade. Colocaram os candidatos do primeiro e segundo semestre no mesmo patamar. A partir de agora acontece todo tipo de manipulação”, afirma.
O esquema de comercialização de vagas vem sendo investigado pelo MPF desde que foram feitas denúncias que alunos estariam abandonando cursos, para deixar as vagas disponíveis àqueles que não fizeram o Exame Nacionaol do Ensino Médio (Enem) ou ficaram mal classificados no Sisu. Foram instaurados dois procedimentos administrativos para investigar o suposto esquema de compras de vagas.
MEC
O Ministério da Educação, por meio de sua assessoria, afirmou que o Sisu é relizado bimestralmente desde 2011 para que atenda os vestibulares de junho/julho das instituições particulares. o MEC também afirmou que o procurador Oscar Costa Filho "já impetrou mais de 10 representações, todas devidamente recusadas pela magistratura". Por fim, o minsitério disse está "absolutamente seguro do processo transparente e republicano do Sisu" e confia que a Justiça brasileira.
MATRÍCULAS NO SISU
As matrículas dos convocados do segundo semestre vão até 9 de julho. Elas devem ser feitas na instituição de educação superior em que o candidato foi aprovado.
Haverá uma segunda chamada, cujo resultado será divulgado em 13 de julho, com matrículas nos dias 17 e 18.
Os não aprovados nas duas primeiras chamadas terão nova chance, ao integrar a lista de espera do sistema. A adesão deve ser feita entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos dessa lista será feita pelas instituições a partir do dia 24 do mesmo mês. Há vagas em 56 instituições de educação superior públicas de 21 unidades da Federação. Mais informações sobre a seleção no site do Sisu.