Em reunião realizada nesta sexta-feira (13/7) entre o Ministério do Planejamento e os professores foi apresentada a proposta de reajuste de até 45% para a categoria. Se a proposta for aceita, os aumentos passam a valer a partir de janeiro de 2013 e serão dados ao longo de três anos.
Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a presidente Dilma Rousseff elegeu os professores como prioridade diante da necessidade do país de melhorar o nível educacional, vital para o crescimento da economia.
A conta para o governo será de R$ 3,9 bilhões por ano. Os professores estão avaliando a oferta e caso aceitem os reajustes, serão inseridos na proposta orçamentária que será enviada ao Congresso até o fim de agosto.
"Todas as categorias tiveram ganho real nos últimos nove anos", disse a ministra. "É claro que algumas partiram de um patamar alto, como a polícia federal. Mas todas tiveram ganho real", acrescentou. Portanto, no entender de Miriam Belchior os servidores devem ter a compreensão de que o momento econômico não permite ao governo assumir gastos tão pesados, sobretudo diante da piora da crise internacional de maio para cá.