A decisão oficial sobre a permanência ou encerramento da greve dos professores na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) só será divulgada nesta quarta-feira após realização de assembleia, mas algumas unidades já decidiram finalizar a paralisação e voltaram a funcionar.
Nessa segunda-feira, os professores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) realizaram assembleia particular e também votaram pela volta das aulas. O presidente da APUBH explica que a decisão unilateral é legítima apesar de não ser comum. “Cada unidade tem sua autonomia para decidir se participa ou não da greve, mas a decisão oficial é na assembleia”, destaca.
Em alguns prédios as aulas estão ocorrendo normalmente, como é o caso do curso de História. Os alunos do Instituto de Ciências Exatas também já foram comunicados por e-mail sobre o fim da paralisação. No informativo, os estudantes são orientados a comparecer às salas de aula na próxima segunda-feira para verificar quais disciplinas terão início.
Apesar da recomendação do sindicato, a professora Anelise Silva, do Comando Nacional de Greve da UFMG, acredita que a paralisação será mantida. “A maioria é a favor da continuação. Na última assembleia, só um quatro dos professores queriam o encerramento”, destaca.