Jornal Estado de Minas

Alunos fazem Enade neste domingo

Cerca de 54,7 mil alunos de instituições de ensino superior mineiras farão hoje a edição 2012 do Exame Nacional de Estudantes (Enade). A prova aplicada aos concluintes de cursos de graduação avaliará as competências dos alunos em 40 questões e será aplicada entre 13h e 17h (horário de Brasília) em todo o Brasil. Minas é o terceiro estado do país com maior número de pessoas a passar pelo teste, ficando atrás apenas do Paraná, onde aproximadamente 65 mil estudantes farão a prova, e de São Paulo, com mais de 160 mil alunos. Os mineiros representam 9,3% do total de 587.351 estudantes concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos de todo o país, matriculados em 1.871 instituições de educação superior (IES) e que estão habilitados para participar das provas.

Neste ano, os cursos avaliados serão de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também passam pelo teste os cursos superiores de tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. O número de alunos a passar pelo teste neste ano é 36% maior que da edição passada, quando 376 mil universitários em fase de conclusão de curso foram convocados para o exame. Também supera o número previsto para este ano, que era de 500 mil estudantes.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, conforme o perfil profissional da área.

OBRIGATÓRIO

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a participação dos alunos selecionados é obrigatória. Quem faltar à prova fica impedido de colar grau e, consequentemente, obter o diploma de conclusão do curso.
A inscrição do aluno é responsabilidade da instituição de ensino onde ele está matriculado. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal. Até 2010, os calouros também tinham que participar, mas a avaliação de ingressantes foi substituída pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado aos alunos no fim do ensino médio..