O Maranhão teve dois cursos incluídos na lista dos que terão vestibulares suspensos pelo Ministério da Educação (MEC). A medida foi tomada por conta da obtenção de índice insatisfatório (nota menor que 3) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) nas últimas medições realizadas, em 2008 e 2011.
Os cursos com seletivos suspensos são: pedagogia (licenciatura) da FACIMP, em Imperatriz, e o curso de engenharia industrial mecânica, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
As instituições que são divididas em duas categorias, a principio perdem o direito de realizar novos processos seletivos para estes cursos em 2013, mesmo que cumpram as exigências estabelecidas pelo MEC. O que é considerada uma penalidade para os cursos que apresentaram tendência negativa, ou seja, já tinham tido desempenho ruim e não evoluíram em 2012. É o caso do curso de engenharia mecânica do IFMA.
Por outro lado, as que apresentaram tendência positiva, apesar de ainda terem desempenho insuficiente, tiveram evoluções e podem reverter a situação e ter o vestibular autorizado, como é o caso do curso de pedagogia, da FACIMP, em Imperatriz. Neste caso, a FACIMP precisa resolver pendências detectadas pelo Ministério da Educação e obter avaliação satisfatória da comissão que fará relatórios bimestrais sobre as melhorias.
Outras exigências para as instituições que tiraram nota 1 e 2 e que serão convocadas pelo MEC as mesmas terão de gerar relatórios a cada dois meses sobre o andamento das mudanças. E um prazo de até 60 dias para cumprir as exigências relacionadas ao corpo docente, como contratar novos mestres ou doutores, por exemplo; e 180 dias para se adequar na questão da infraestrutura, como criação ou reforma de laboratórios ou bibliotecas.