O professor de Língua Portuguesa e corrdenador da Página Casa da Letra, Alexandre Castro, explica as questões dadas neste domingo. "Tive a impressão que a prova da manhã, voltada para candidatos da área de exatas teve um caráter mais técnico, enquanto o exame aplicado na parte da tarde para alunos da área de humanas teve um caráter mais interpretativo. Mas não é possível dizer se uma foi mais difícil que a outra, as duas exigiram conhecimento aprofundado e capacidade argumentativa de formas diferentes, destacou.
Para o professor, na prova da manhã foram exigidos: interpretação de metáfora; Opinião com argumento; Identificação de intertextualidade; Capacidade de perceber a polissemia; Identificação e compreensão entre elementos do texto; Relação entre dois textos (dados). Enquanto a prova da tarde se ocupou mais em exigir competências como: especificar finalidade de textos; Emitir opinião argumentativa; Identificar crítica dos textos; Relação entre textos; Identificar temas presentes nos textos; Estabelecer confrontos de ideias; Explicar contrastes entre textos; Explicar sentido das palavras.
Nesta segunda-feira, os candidatos realizaram provas de biologia/química, filosofia, espanhol e inglês. Entre os aprovados para esta etapa 711 são treineiros. A nota da primeira fase foi definida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em novembro do ano passado. O restante disputa 6.670 vagas em 74 cursos. Em BH, os mais concorridos são medicina (49,77 candidatos por vaga), engenharia química (24,18) e comunicação social/publicidade (18,63). Em Montes Claros, no Instituto de Ciências Agrárias, a UFMG oferece seis cursos, e os mais concorridos foram agronomia (4,98 candidatos por vaga), engenharia agrícola e ambiental (4,03) e administração (3,90).
O candidato Athos Silva, de 19 anos, que prestou vestibular para o curso de Arquitetura disse que achou a prova mais fácil de resolver do que em anos anteriroes, porém sentiu que o tempo foi curto para o tamanho do exame. Já Lucas Rigueira, de 17 anos, que por cinco pontos não conseguiu se classificar para a segunda fase do vestibular de Medicina, curso mais concorrido da Universidade, disse que pretende se preparar mais em um bom cursinho para o próximo ano e lamentou que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenham sido tão dúbias.
Prova manhã:
Questão 1- Tratava do tema da leitura e exigia a interpretação da metáfora proposta, o sentido do verbo no contexto e a elaboração de um texto opinativo.
Questão 2 - Continha a propaganda da rede Hortifrutti em que uma couve aparece diante de um microfone, com os dizeres," Olha que couve mais linda mais cheia de graça". No primeiro tópico, o candidato precisava evidenciar a música Garota de Ipanema e no segundo tópico especificar a questão da linguagem apelativa e literária utilizadas.
Questão 3- A partir do poema "O guarda-chuva preto" de Adélia Prado, o candidato precisava identificar elementos de comparação. Além disso, deveria ser capaz de perceber a polissemia e identificar os versos com a comparação.
Questão 4- Como sempre foi pedida uma questão relacionada ao Modernismo. Neste ano, foram usados dois textos de Raul Bopp, um deles fazia parte do seu livro Cobra Norato e o outro era parte de uma entrevista com o autor. O candidato precisava relacionar os dois textos a partir de suas caraterísticas temáticas e formais.
Prova tarde:
Questão 1- Foram dados textos relativos à mobilidade urbana, entre eles uma coluna do Jornal Estado de Minas de 1928, onde usuários reclamavam da falta de bondes, com outros textos jornalísticos atuais sobre o mesmo tema. O candidato precisava especificar a finalidade dos registros e no segundo tópico deveria escrever uma opinião baseada em argumentos.
Questão 2- Tratava do tema do "Politicamente Correto". No tópico de Rubem Alves os candidatos precisavam identificar a tese e especificar as críticas. No tópico de Monteiro Lobato era necessário construir uma relação intertextual baseada em argumentos. No tópico do anúncio sobre vaga de empregos poderia se destacar a estranheza do politicamente incorreto.
Questão 3- Tratava do homem cordial. No primeiro tópico o candidato deveria estabelecer confrontos e mostrar capacidade de comparação, enquanto no outro tópico deveria fazer o contraste entre a cordialidade nos outros textos.
Questão 4- Trazia textos de Claudio Manoel da Costa e Laura de Mello e Souza. O candidato deveria comparar, identificar e explicitar os elementos, enquanto no segundo tópico precisava relacionar o termo 'engenho' e o termo 'escritos' nos dois textos, sendo que 'engenho' deveria ser remetido à ideia de talento e esforço, buscando uma comparação com o trabalho do escritor.