(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Provas da UFMG trouxeram temas esperados pelos alunos


postado em 15/01/2013 06:00 / atualizado em 15/01/2013 07:55

Candidatos ficaram atentos aos horários e já estavam todos presentes na abertura dos portões ontem às 14h30 (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Candidatos ficaram atentos aos horários e já estavam todos presentes na abertura dos portões ontem às 14h30 (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)


Não faltou quem se lembrasse das palavras dos mestres em sala de aula nessa segunda-feira, no segundo dia do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Afinal, quem se decepcionou com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, ao constatar que nenhuma aposta dos professores de cursinhos e colégios foi contemplada nas provas de redação e de conhecimentos gerais, foi à forra na seleção da instituição mais disputada do estado. Coincidência ou não, a UFMG abordou nos testes alguns temas que estavam entre os mais esperados para o Enem.

Na prova de inglês, por exemplo, os candidatos tiveram de escrever um texto sobre a Rio+20 e sobre o papel das mulheres. Na de biologia/química, questões interdisciplinares cobraram conhecimentos sobre o Código Florestal e a Amazônia. Na comparação com o primeiro dia, os concorrentes foram unânimes: ontem foi cobrado muito mais conteúdo, enquanto no domingo a seleção priorizou a interpretação de texto. Os estudantes saíram novamente com boa impressão sobre a prova, que consideraram bem elaborada, mas fácil de responder.

A calmaria parece ter tomado conta do câmpus Pampulha, na capital. Antes do início das provas, nada do corre-corre habitual em anos anteriores. Desta vez, os candidatos ficaram atentos ao horário e compareceram sem atrasos. Ontem, houve 21,8% de desistência. Nos dois dias de seleção, uma média de 21,55% de candidatos deixaram de comparecer ao exame.

"A prova de matemática A foi tranquila, com questões de probabilidade, cálculo de área, juros e regra de três", Renata Franciele Lopes, candidata a gestão de serviços de saúde (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Os vestibulandos responderam a questões abertas de matemática A e B, filosofia, biologia/química e língua estrangeira. Os candidatos ao curso de música tiveram ainda um teste de habilidade específica – percepção musical. A prova de matemática B foi aplicada no período da manhã para os cursos da área de exatas, como as engenharias, matemática e física. Submeteram-se ao exame ainda os candidatos ao curso de engenharia agrícola e ambiental, em Montes Claros, no Norte de Minas, onde também ocorre a segunda fase do Vestibular 2013. As outras provas foram aplicadas à tarde.

Para concorrentes a uma cadeira em 13 cursos da UFMG, ontem foi só o início. A estreia foi para os candidatos a ciências sociais, artes visuais, cinema de animação e artes digitais, física, química, química tecnológica, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, relações econômicas internacionais e sistemas de informação. Em Montes Claros, engenharia agrícola e ambiental também teve seu primeiro dia de vestibular.

Início para uns e fim para outros. Já ansiosos com o resultado estão os candidatos a medicina, que disseram ontem adeus ao concurso. Eles fizeram os exames de língua portuguesa e literatura brasileira, no domingo, e, no segundo dia, biologia/química. Alívio ainda maior para o estudante Rafael Marques de Mesquita, de 20 anos, que saiu de Goiânia para tentar a UFMG, em seu terceiro vestibular.

O jovem preferiu enfrentar a segunda etapa da federal de Minas e deixar de lado a primeira fase da Universidade Federal de Goiás (UFG). “A UFMG é uma grande universidade, tem mais vagas e uma prova mais elaborada”, disse. Ele gostou das questões tanto de conhecimentos gerais quanto as específicas, como as relacionadas a química orgânica. Depois da boa notícia ontem de ser aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, agora é só esperar o resultado da UFMG.

Consulta

Estão disponíveis no site as provas de língua portuguesa e literatura brasileira A e B, percepção visual e o pacote de arquivos da prova de música, todas aplicadas anteontem. Os testes de ontem devem ser publicados hoje.

 

SERVIÇO
Hoje, os candidatos fazem provas de
química (manhã) e história (tarde)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)