A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) adotará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como processo seletivo padrão. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, Clélio Campolina, durante coletiva realizada na noite desta terça-feira. Com a mudança, o vestibular será extinto este ano, quando serão selecionados os alunos que ingressarão em 2014.
A decisão foi tomada nesta tarde pelo Conselho Universitário. Segundo Campolina, o fim do vestibular é fruto de estudos que a Universidade realiza há três anos. "O Brasil está atrasadíssimo em relação a países como Estados Unidos e os da Europa, que há muito adotam sistema de avaliação do Ensino Médio", disse, destacando a qualidade do Enem.
Cotas Clélio Campolina também informou que o sistema de cotas não sofrerá alteração com o fim do vestibular. "A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos", disse.
Exceções Ainda segundo o reitor, os cursos que exigem exames para identificar habilidades, como música, dança e teatro, terão edital específico, com prova de habilidades após a realização do Enem.
Sisu Criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Sisu seleciona os estudantes através de suas notas no ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. A média obtida na prova é a única etapa no processo seletivo. Depois de realizar a inscrição no site disponibilizado pelo MEC, os candidatos podem consultar e se inscrever para tentar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMG